Imprimir

Imprimir Notícia

01/03/2021 às 15:44

Mato Grosso deve atingir 100% de lotação nas UTI’s nos próximos dias

Da Redação - Alline Marques / Reportagem Local - Camilla Zeni

A taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para covid-19 está em quase 90% e apesar da abertura de 20 novos leitos nesta segunda-feira (1º) a expectativa é de que o estado atinja a lotação máxima já nos próximos dias. A projeção é feita pelo próprio governador Mauro Mendes (DEM) que adiantou que o governo não tem mais capacidade de ampliar os leitos.

Durante reunião com prefeitos, o governador informou que nesta manhã o estado já tinha atingido 87%, mas isto porque o Estado entregou 20 novos leitos na Santa Casa ainda nesta segunda-feira (1º) após um remanejamento das unidades. Porém, a dificuldade agora está em conseguir profissionais, equipamentos e medicamentos.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, também alertou para a possibilidade da falta de leitos e destacou que atualmente já são quase 500 leitos de UTI’s dedicados apenas para o tratamento da covid-19. Ainda de acordo com ele, Mato Grosso tem a maior proporção de leitos para atender a covid.

“Falta profissionais, equipamentos, instalações propícias, dai a preocupação de restringir a mobilidade da população de forma a segurar a capacidade hospitalar ao nível da demanda”, declarou o secretário. Apesar da situação críticas, Gilberto disse que o governo planeja abrir ainda mais 50 leitos, mas não tem uma data certa, justamente pela dificuldade para manter as unidades abertas. 

Para atentar conter o avanço do vírus em Mato Grosso, o governador anunciou novas medidas, dentre elas, o fechamento dos estabelecimentos às 19h e toque de recolher das 21h às 5h. Além disso, o Poder Executivo irá suspender todo e qualquer atendimento externos nas secretarias, as reuniões serão por videoconferência e ainda sugeriu o mesmo para outros Poderes e nas prefeituras.
 
 Imprimir