Imprimir

Imprimir Notícia

04/03/2021 às 17:18

Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social pedem inclusão no grupo prioritário de vacinação contra covid-19

Leiagora

Um oficio encaminhado ao presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Max Russi (PSB), solicita a inclusão dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social na prioridade da vacinação contra a covid-19. O pedido foi protocolado nessa quarta-feira (4) pela presidente da Associação Para Desenvolvimento Social dos Municípios de MT (APDM), Scheila Pedroso, em conjunto com a presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), Jucelia Ferro.

No texto, informam que a Assistência Social, através do Decreto Nº 10282/2020 do Governo Federal, foi reconhecida como Serviço Público de atividade essencial e que os gestores da assistência social devem fazer parte do Comitê de Gestão de Enfrentamento à Covid-19, definindo os serviços públicos e as atividades essenciais.

Argumentam ainda, que o Colegiado Nacional solicitou em março de 2020 ao Ministério da Saúde que trabalhadores da Assistência Social também fossem inseridos na lista de prioridade da campanha de vacinação contra a gripe, da mesma forma como agora se encontram vulneráveis à pandemia, principalmente pela exposição nas ações e campanhas conjuntas de saúde junto aos idoso, crianças e população de rua, e pessoas em vulnerabilidade.

Scheila Pedroso, que também é primeira-dama de Sinop, aguarda audiência com Max Russi para reforçar esse pedido de inclusão na vacinação, pois os riscos de contagio e transmissão estão altíssimos no momento, e os profissionais da linha de frente precisam estar imunizados para garantir atendimento à população.

 
Da Assessoria
 
 Imprimir