Imprimir

Imprimir Notícia

04/03/2021 às 22:32 | Atualizada: 05/03/2021 às 09:52

Homem morre de covid em centro de saúde e caso para na polícia após corpo não ser retirado

Alline Marques

A morte de um idoso no Centro de Saúde do Tijucal, em Cuiabá, acabou se tornando caso de polícia. Isto porque o homem morreu por volta das 16h após dar entrada na unidade de saúde. Os familiares foram resolver a questão do sepultamento, porém, por se tratar de Covid a funerária se recusou a retirar o corpo a noite e a enfermeira registrou um boletim de ocorrencia, já que a unidade não tem condições para abrigar o corpo, que já estaria entrando em decomposição. A profissional de saúde, inclusive, deixou a unidade por volta das 22h, cerca de seis horas após o óbito ser atestado pelo médico. 

Ocorre que em casos de Covid não é permitido velório, somente o sepultamento e o corpo sai direto da unidade de saúde para ser enterrado, por isso, não foi possível retirar o cadáver do local. 

Após a morte, o centro de saúde chegou a ser fechado e o atendimento suspenso. Uma enfermeira da unidade de saúde resolveu registrar um boletim de ocorrência. Ela relatou que Enio Ricardo Caparelli, 71 anos, morreu na unidade e a família saiu para resolver questões do sepultamento, mas como ficou de noite, a funerária se recusou a pegar o corpo, por se tratar de Covid. 

A profissional de saúde relatou ainda que por ser uma unidade de atenção básica não possui condições e nem suporte para abrir o corpo. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o corpo foi colocado numa sala com refrigeração e lamentou a morte do idoso. 

"A Secretaria Municipal informa: na tarde desta quinta-feira um paciente foi levado pela família ao Centro de Saúde do Tijucal por volta das 16h. O médico que fez o atendimento constatou que ele já estava em óbito ao chegar na unidade. A família foi providenciar os trâmites para o sepultamento. Ao finalizarem os procedimentos necessários para o funeral, já era noite e a funerária se recusou a buscar o corpo, garantindo que fará a remoção no primeiro horário desta sexta-feira. A coordenação de Atenção Básica abrigou o corpo em uma sala da unidade, com refrigeração. A Prefeitura lamenta o óbito e se solidariza com a dor da família neste momento difícil", diz a nota. 


Atualização em 05/03/2021 - A Secretaria Municipal de Saúde informou na manhã desta sexta-feira (5) que o corpo foi retirado às 8h15 e a unidade passa por desinfecção e será reaberta às 13h. 
 
 Imprimir