Imprimir

Imprimir Notícia

08/03/2021 às 17:33 | Atualizada: 08/03/2021 às 17:33

Saúde em Sinop entra em colapso e 60 pessoas aguardam na fila por UTI

Eduarda Fernandes

A rede de Saúde que atende pacientes com covid-19 em Sinop colapsou. Não há mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), revelou o secretário municipal de Saúde, Valério Gobbato, em coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (8).

Gobbato contou que foram abertos 10 leitos UTIs na última quarta (3) e na sexta (5) já estavam todas lotadas antes do meio-dia. “Hoje não temos disponibilidade de UTI. Já temos mais de 60 pessoas na fila aguardando vaga de UTI e dentre elas, mais de 50 entraram com processo judicializando. Vários Estados estão na mesma situação, entramos em colapso”, declarou.

Leia também - MT registra 68 mortes e quase 2 mil casos em um dia; 2 vagas em UTIs são liberadas

Diante do surgimento de qualquer sintoma, a orientação do secretário é procurar atendimento médico, evitando assim o agravamento do estado de saúde e, consequentemente, reduzindo a demanda por leito de UTI.

“Nossa demanda aumentou bastante, final de semana inclusive foi mais de 50%. É importante que a população, sentindo os primeiros sintomas, já procure a rede de serviço público de saúde para que faça o exame e, dependendo da conduta do médico e da vontade do paciente, possa começar o tratamento precoce”, disse.

A Prefeitura de Sinop reabriu o hospital de campanha, mas dentro de uma ala da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Inicialmente, foram abertos 10 leitos de enfermaria. No último final de semana, o município contratou um fisioterapeuta que foi colocado à disposição da UPA. Esse profissional é responsável, dentre outras técnicas, por aplicar exercícios respiratórios que auxiliam a recuperação do paciente.

Na manhã desta segunda, foi contratado um infectologista, que fará atendimento e orientação da equipe médica sobre como lidar com esses pacientes.

“Nós tivemos um final de semana bastante tenso. Imaginamos que essa semana também não será fácil. Os casos continuam acontecendo e esse final de semana, andando pela cidade, você vê que continuam as aglomerações. Infelizmente a população está indo ao mercado como um local de passeio, aonde vai com esposa, filhos. E a orientação é clara: uma pessoa por família”, reforça.

O município demonstrou interesse em adquirir 30 mil doses de vacinas, através do Consórcio Teles Pires, que servirão para imunizar toda a faixa etária acima de 60 anos. Porém, a compra de vacinas ainda não foi efetivada e há uma dificuldade generalizada para encontrar doses disponíveis no mundo todo. 

Número de casos e óbitos

Nesta segunda, Sinop tem 344 pacientes em isolamento, 37 internações e 200 óbitos provocados pela doença pandêmica. Ao todo, desde o início da pandemia, foram 13.424 casos confirmados, sendo atualmente 12.843 recuperados.

O Município dispõe de dois leitos de UTI em hospital privado e 15 no Hospital Regional, 11 leitos de enfermaria em hospital privado e nove no Regional. Há 105 pessoas com suspeita da doença, no momento. No Hospital Regional, há um leito de UTI disponível, que será regulado a um dos pacientes que aguardam na fila, e um leito de enfermaria livre.
 
 Imprimir