Imprimir

Imprimir Notícia

18/03/2021 às 12:04

Várzea Grande sedia competição nacional de cães do Corpo de Bombeiros

Leiagora

O Centro Ecológico de Recreação e Lazer ´Bernardo Berneck’, em Várzea Grande, é sede de uma competição nacional que envolve cães de batalhões do Corpo de Bombeiros.

A certificação nacional de cães para resgate, busca e salvamento conta com 14 cachorros que representam três estados: Mato Grosso, Rio de Janeiro e Goiás. Com os animais, a corporação aumenta o efetivo nas operações e amplia o poder de resposta dos atendimentos à população.

Mato Grosso é referência nacional em operações com cães por meio do trabalho desenvolvido no 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Várzea Grande, por ter sido o estado brasileiro que mais permaneceu à frente dos trabalhos de resgate em Brumadinho, Minas Gerais. 

A cadela Sheron, labradora de seis anos, foi destaque nas operações da cidade mineira por localizar corpos em áreas já desacreditadas. Sheron possui certificação nacional e internacional e integra o efetivo de Várzea Grande.

As provas de certificação serão realizadas até sexta-feira, em três turnos, que vão avaliar desde a disciplina até as aptidões dos cães.

Como explica o major Rafael Marcondes, árbitro das provas e adestrador de Sheron, todas as etapas foram pensadas no fomento da doutrina com os cães e realizadas em vários níveis. 

A mais recente operação com cães do 2º Batalhão foi realizada na semana passada, durante resgate de um homem no Morro de Santo Antônio. Essa unidade conta com seis cães para ações de salvamento, resgate e buscas.

Simultaneamente às provas com cães, há equipes do Corpo de Bombeiros e da prefeitura municipal – Meio Ambiente e Obras – envolvidas na limpeza da lagoa do parque realizada com apoio de barco, máquinas pesadas e pessoal.

A certificação nacional de cães é um evento restrito militar e está sendo realizado sob todas as normas sanitárias vigentes para o combate ao coronavírus no Município.

O Parque Berneck está fechado para  população, conforme normativa publicada pelo prefeito Kalil Baracat no decreto de número 22/2021, do início deste mês.

 
Assessoria
 
 
 Imprimir