Imprimir

Imprimir Notícia

19/03/2021 às 08:15

MPE investiga construtora delatada por pagamento de propina na gestão de Silval

Camilla Zeni

O promotor de Justiça Mauro Zaque de Jesus, do Ministério Público de Mato Grosso (MPE), determinou a abertura de um inquérito para investigar denúncia de corrupção envolvendo a H.L.Construtora Ltda, no âmbito do governo estadual. 

Segundo o promotor destacou na portaria, assinada em 17 de março, os fatos têm como base a delação do ex-governador Silval Barbosa, firmada em 2017 com o Ministério Público Federal, bem como os acordos de colaboração firmados por Silvio Cézar Corrêa de Araújo, ex-chefe de gabinete de Silval, e do ex-secretário adjunto da Secretaria de Estado de Infraestrutura (atual Sinfra), Valdísio Juliano Viriato.

De acordo com as delações, a H.L.Construtora seria uma das empresas que foram contratadas com recursos do programa MT Integrado, e que teriam pago propina para o governo, após terem sido consideradas vencedoras nos processos licitatórios. 

O caso da H.L. Construtora Ltda está em investigação no MPE desde 2019, segundo o promotor, e vai ser embasado, também, por informações colhidas administrativamente pela Controladoria Geral do Estaado (CGE).

Mauro Zaque chegou a oficiar a Controladoria para saber sobre o andamento das investigações abertas para apurar as denúncias levadas à Justiça por Silval, mas, segundo a CGE, ainda estão em fase de oitivas. 

Por isso, Zaque determinou que o inquérito aguarde, pelo prazo de 60 dias, o encaminhamento do relatório final de um Processo Administrativo Disciplinar instaurado em 2019 contra o ex-secretário Valdísio Viriato.

O promotor decretou segredo de Justiça nas investigações.
 
 Imprimir