Imprimir

Imprimir Notícia

21/03/2021 às 09:53 | Atualizada: 21/03/2021 às 10:00

Policlínicas do Coxipó e Pedra 90, e UPAs Morada do Ouro e Pascoal Ramos suspendem internação

Eduarda Fernandes

Policlínicas dos bairros Coxipó e Pedra 90, e as Unidade de Pronto-Atendimento (UPAs) dos bairros Morada do Ouro e Pascoal Ramos, em Cuiabá, suspenderam a internação na manhã deste domingo (21) por terem atingido a sua capacidade máxima de lotação. Apenas a Policlínica do Planalto segue recebendo pacientes com casos leves.

Na Policlínica do Verdão, a situação é mais grave. Lá, desde a manhã de ontem (20), nenhum novo paciente é recebido,  pois a unidade está com lotação máxima. Em nota, a Secretaria de Saúde de Cuiabá informou que em todas essas unidades, com exceção da Policlínica do Verdão, o atendimento está sendo priorizado somente para casos de urgência e emergência.

Leia também - Atendimento segue suspenso na Policlínica do Verdão neste domingo

A secretaria lembra que aumentou o número de leitos para vítimas da covid-19 na Capital. O Hospital Municipal São Benedito foi transformado em unidade de referência no atendimento ao vírus. A unidade de saúde, já disponibilizava para a população 40 leitos de UTI Covid. Com a mudança, o Hospital passou a contar com 60 leitos de UTI e outros 40 leitos de enfermaria, tornando assim, a segunda unidade de saúde referência no atendimento para pacientes com a covid na Capital.

Com a instalação dos novos leitos, Cuiabá passou a ter 155 leitos exclusivos de UTI covid, distribuídos entre Hospital Referência (95 vagas – sendo 80 para adultos e 15 pediátricas) e outras 60 no São Benedito. 

Além do reforço na terapia intensiva, Cuiabá passou a contar também com mais 109 leitos de enfermarias exclusivas para pacientes com covid-19, sendo 18 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Verdão, 25 leitos na Policlínica do Verdão, 26 na UPA Sul, que fica no bairro Pascoal Ramos.

Ainda assim, diante do acelerado aumento de números de casos, a rede municipal de saúde não consegue atender a demanda.
 
 Imprimir