Imprimir

Imprimir Notícia

26/03/2021 às 12:59

Ministro da Saúde debate crise em MT com governador e bancada federal

Alline Marques

Diante do agravamento da crise da saúde em Mato Grosso, o ministro da Saúde, Marcelo Quiroga, se reunirá, em videoconferência, com os parlamentares federal do estado e o governador Mauro Mendes (DEM) nesta sexta-feira (26), às 17h. Existe uma articulação política para que o governo Federal forneça oxigênio e auxilie o governo estadual com demais insumos para evitar mais mortes. 

Março já é o pior mês da pandemia em Mato Grosso e nas últimas 18 horas já soma mais de 60 mortes, e mais de 170 pessoas aguardam na fila de espera por um leito de UTI. Alguns municípios, inclusive, podem ficar sem oxigênio. Para evitar essa situação, a Justiça já determinou que o Ministério da Saúde garanta o abastecimento. 

Mauro não esconde a insatisfação com a condução do governo Federal com a pandemia, mas evita polemizar. Por outro lado, vem cobrando mais agilidade no envio de vacinas, auxílio no abastecimento de oxigênio e o custeio das UTI's. Inclusive, o governo federal, em portaria publicada esta semana, repassou R$ 5 milhões de pagamento atrasado referente ao primeiro trimestre para custear pouco mais de 100 unidades, mas somente dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande. 

O coordenador da bancada, deputado Leonardo Albuquerque (SD), solicitou com urgência a instalação de uma pequena usina de oxigênio em Mato Grosso para evitar mortes de pacientes de covid-19 devido a falta do insumo. O pedido foi feito, na quinta-feira (25), e tem como fundamentação a solução usada pelo Governo Federal para solucionar o problema de falta de cilindros de O² no Amazonas no ano passado. A mesma ação foi realizada em Manaus no auge da crise na cidade. 
 
 Imprimir