Imprimir

Imprimir Notícia

28/03/2021 às 15:39

Petrobras perde recurso e tem que devolver posto no canteiro da Av do CPA ao Estado

Eduarda Fernandes

A Petrobras corre o risco de perder o imóvel onde está construído um posto de combustível, na Avenida do CPA, em Cuiabá, por ter transferido a exploração comercial do posto à empresa Comercial Santa Rita de Petróleo Ltda. O motivo é que essa terceirização afronta a Lei Estadual nº 3.865/77, que dispõe sobre a doação do imóvel do Estado à Petrobras.

Em 27 de maio do ano passado, o juiz Bruno D’Oliveira Marques, da Vara Especializada Ação Civil Pública e Ação Popular de Cuiabá, deu razão ao Estado e revogou a doação da área de terras com 3.278,82 metros quadrados, em razão do descumprimento do encargo pelo donatário. Como consequência, determinou a reintegração de posse da área ao Estado.

Leia também - Vídeo | Motorista perde o controle da direção, bate e derruba poste em Cuiabá

Naquela decisão, o magistrado concedeu prazo de 90 dias para a desocupação voluntária, sob pena de multa diária de R$ 10 mil, até o limite de R$ 1 milhão. Passado o prazo, ficou o Estado autorizado a proceder a retirada das benfeitorias e acessões edificadas no terreno.

A Petrobras então entrou com um Embargo de Declaração contra a sentença, mas em decisão proferida nessa quarta-feira (24), o recurso não foi acolhido pelo juiz.

Entenda
Por conta da terceirização, o Governo de Mato Grosso ingressou com uma Ação Revocatória de Escritura Pública de Doação com Cancelamento de Matrícula Imobiliária e Reintegração de Posse, com pedido de liminar, em face de Petrobrás e Comercial Santa Rita, objetivando, na prática, a retomada de imóvel doado.

Não bastasse a terceirização, a Comercial Santa Rita ainda protocolou pedido de licenciamento com vistas a ampliar as atividades do posto, com a construção de uma conveniência, posto de lavagem, borracharia, dentre outros.
 
 Imprimir