Imprimir

Imprimir Notícia

30/03/2021 às 09:50

Em 3 meses, mais 129 leitos

Leiagora

A situação na saúde é critica em Mato Grosso. É constante o anúncio de pessoas na fila de espera por leito de UTI. O fato é que parece não haver mais leitos suficientes para atender a velocidade do contágio da covid-19. Para se ter uma dia, de janeiro a março, o governo do estado abriu 129 leitos.

Até o momento, são 547 leitos de UTI exclusiva para tratamento da covid-19. O número é 30,8% maior em comparação com o mês de dezembro de 2020, em que eram 418 UTIs Covid-19, quando a pandemia estava mais controlada.

“A população precisa ter consciência da urgência do isolamento social e das medidas de biossegurança, caso contrário, não teremos leitos suficientes nunca”, destacou o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Querendo ou não, o isolamento social é uma das medidas mais eficazes para a redução da transmissão da doença, permitindo também a redução do número de casos e óbitos, além da necessidade de internações.

Atualmente, a taxa de ocupação das UTI's é de 96%, enquanto outras 183 aguardam um leito. A ocupação dos leitos de enfermaria também tem crescido e já está em 61%. 
 
 Imprimir