Imprimir

Imprimir Notícia

04/04/2021 às 09:33

Em um ano, mais de 2,6 mil profissionais da segurança foram diagnosticados com a covid-19

Luzia Araújo

Mais de 2,6 mil profissionais da Segurança Pública foram diagnosticados com a Covid-19 em pouco mais de um ano em Mato Grosso. Os dados são da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), que teve a última atualização dos casos feita até o dia 31 de março, deste ano.

Os casos positivos incluem profissionais da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Corpo de Bombeiros, Sistema Penitenciário, além de servidores administrativos da Sesp. Ao todo, 30 profissionais morreram vítimas da doença. 

O levantamento apontou que de toda a segurança pública, o Sistema Penitenciário foi a instituição que mais perdeu profissionais para a doença, com 10 mortes em decorrência do coronavírus. Em seguida está a Polícia Militar, com nove óbitos de policiais na ativa. Desse total, sete eram sargentos, um subtenente e um tenente-coronel. 

Já a Polícia Judiciária Civil perdeu sete profissionais para a covid-19, sendo seis investigadores e um escrivão. Nenhum atuava em Cuiabá. E por último está o Corpo de Bombeiros com quatro falecimentos. A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) não registrou nenhuma morte até o momento. 

Vacinação
Os profissionais da área da Segurança devem começar a ser vacinados contra a covid-19 a partir da chegada do próximo lote em Mato Grosso. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, na última quarta-feira (31). Gilberto contou que o Ministério da Saúde comunicou o Estado sobre a 11º pauta de distribuição de vacina, por meio da qual Mato Grosso deve receber 113,2 mil doses de vacinas.

"Destas, são 9.250 doses da Astrazenica e 104 mil da CoronaVac. E a novidade tão esperada, importante, é que o Ministério da Saúde já autoriza iniciar a imunização dos profissionais que atuam nas forças de segurança. Dessa pauta, já existe aqui um percentual de 6% destinados a iniciar a imunização dos profissionais de segurança, entenda as forças da Polícia Militar e Forças Armadas”, revelou o secretário, ao garantir ainda que Mato Grosso tem estrutura para acelerar a vacinação. 

Com relação à vacinação das forças de segurança, Mauro comentou ainda que fez, juntamente com outros governadores, forte articulação por essa autorização. 

Sobre policiais penais, peritos da Politec e agentes do socioeducativo, Mauro garantiu que todos serão vacinados juntamente com policiais e bombeiros. “Todos compõem as forças de seguranças do Estado de Mato Grosso. Todos das forças de segurança serão vacinados”, garantiu Mauro.
 
 Imprimir