Imprimir

Imprimir Notícia

05/04/2021 às 15:50 | Atualizada: 05/04/2021 às 15:51

AL entra com ação para questionar distribuição de vacinas pelo Governo Federal

Kamila Arruda

A fim de corrigir a discrepância na distribuição de vacinas entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa ingressou com uma ação civil pública questionando a distribuição de vacinas por parte do Governo Federal.

O anuncio foi feito pelo presidente da Casa de Leis, deputado Max Russi (PSB) durante sessão ordinária realizada na manhã desta segunda-feira (05). A decisão foi tomada após reunião com o governador Mauro Mendes (DEM) e o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo (DEM).

Isto porque, desde o início da vacinação no país, Mato Grosso do Sul tem recebido um número bem maior de doses do que Mato Grosso, apesar de ter um índice populacional inferior.

Inicialmente, a justificativa era de que o estado vizinho possui um população idosa maior. Depois a alegação foi de que a população indígena também era superior.

Contudo, sobrou doses que estão servindo para vacinar outros grupos prioritários. “Agora, surpreendentemente, Mato Grosso do Sul também recebeu mais vacinas para as forças de segurança. Então, nós estamos fazendo gestão junto ao Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde, a Casa Civil, a Assembleia também e nossos parlamentares para o ministério explicar porque existe essa diferença, porque nós temos 3,5 milhões de habitantes e Mato Grosso do Sul tem 2,7 milhões. Ou seja, a população é muito menor que a nossa. Então, tem que ter uma explicação mais técnica sobre essa distribuição”, explicou o integrante do primeiro escalão estadual.

Gilberto ainda aproveitou a oportunidade para cobrar o abastecimento do sistema por parte dos secretários municipais. De acordo com ele, ainda hoje (05) será divulgado um novo ranking dos municípios no que tange a vacinação.

“Outro fato que nos deixa em uma situação desconfortável é a falta de alimentação do sistema por parte do municípios, que são os responsáveis pela operacionalização da vacina. Inicialmente, nós publicamos um ranking que gerou um certo desconforto junto aos secretários municipais, e hoje vamos divulgar um ranking classificando primeira dose e segunda dose. Eu quero acreditar que todos os nossos secretários estão empenhados em aplicar a vacina, mas vacina aplicada é aquela que está no braço das pessoas e no sistema do Ministério da Saúde. Sem fazer registro fica difícil estabelecer a performance de cada um”, finalizou.
 
 Imprimir