Imprimir

Imprimir Notícia

05/04/2021 às 16:02 | Atualizada: 05/04/2021 às 16:02

David Moura não pontua em Grand Slam e tem mais 3 competições para garantir vaga nas Olimpíadas

Juliana Bino

O judoca mato-grossense David Moura não pontuou na competição deste fim de semana e vai precisar correr atrás do prejuízo nas próximas três competições para garantir uma vaga nas Olimpíadas de Tóquio. Ele disputa a vaga com o brasileiro Rafael Silva (Baby) e está 400 pontos atrás no ranking. 

David sonha com uma vaga na competição desde 2016, quando Olimíadas ocorreu no Rio de Janeiro. Agora, ele corre atrás dessa chance, já que a disputa que ocorreria em 2020 foi adiada este ano em decorrência da pandemia do coronavírus, entre os dias 23 de julho e 8 de agosto. 

David Moura é o atual número 10 do mundo no ranking dos pesados (+100kg) e todas as competições oficiais somam pontos para essa lista, que é decisiva na hora de definir quem vai representar o Brasil em uma disputa olímpica. 

Na madrugada de sábado (3), David Moura participou do Grand Slam de Antalya, na Turquia, penúltimo Grand Slam da corrida olímpica rumo a Tóquio. O mato-grossense entrou no torneio como um dos cabeças-de-chave de sua categoria, mas caiu ainda nas oitavas-de-final, no seu primeiro confronto contra o uzbeque Alisher Yusupov. 

David perdeu a oportunidade de ficar na frente de Rafael Silva (Baby), que foi prata no Grand Slam de Tbilisi na última semana. A diferença entre os dois se mantém em cerca de 400 pontos na briga para ser o representante brasileiro na categoria acima de 100kg em Tóquo. 

Com 15 desfalques e apenas quatro judocas inscritos nenhum brasileiro trouxe medalha pra casa, o melhor desempenho foi anotado pelo peso ligeiro Eric Takabatake, que ficou em 7º lugar.   

O próximo compromisso do mato-grossense será o Campeonato Pan-Americano, entre 15 e 17 de abril (2021), em Guadalajara, no México. Que vale 700 pontos. Depois, serão disputados mais mil pontos no Grand Slam de Kazan, em maio e 2 mil pontos no Mundial de Budapeste, em junho.
 
 Imprimir