Imprimir

Imprimir Notícia

07/04/2021 às 07:00 | Atualizada: 07/04/2021 às 07:24

Emanuel 'segura' reforma da trincheira Jurumirim e garante entrega de viaduto neste mês

Camilla Zeni

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), insiste que a reforma do governo do Estado na trincheira sob a Avenida Jurumirim, na Miguel Sutil, seja realizada apenas depois que o viaduto Murilo Domingos, na Avenida Beira Rio, seja entregue. 

De acordo com o prefeito, a liberação da nova obra de mobilidade deve ser feita entre os dias 20 e 30 deste mês, ainda para a celebração do aniversário de 302 anos da Capital. A informação foi repassada durante entrevista na rádio Jovem Pan ontem (6). 

"Só vou liberar o início das obras da trincheira da Jurumirim após entregar a obra do viaduto Murilo Domingos. Não vou travar duas regiões muito movimentadas da cidade, causando mais transtornos e desgastes para a população cuiabana só porque querem iniciar a obra agora", disse o prefeito.

O prefeito avaliou que o andamento de duas obras ao mesmo tempo, em regiões movimentadas, causa, além de congestionamento nos horários mais intensos, estresse para a população. 

"Não importa [onde estejam as obras], a cidade é interligada. Com uma região muito movimentada travada, se você travar outra vai virar um caos. Vão sobrar poucas opções de desvio do congestionamento e ai vai atrapalhar a qualidade de vida da população", considerou o prefeito, que chegou a tocar a obra do viaduto Murilo Domingos ao mesmo tempo em que construiu o viaduto Juca do Guaraná, na Avenida das Torres. 

Construído para desafogar o trânsito da região que leva ao município de Várzea Grande, o viaduto tinha previsão inicial de entrega para julho de 2020. Depois, novos prazos foram projetados: setembro e outubro de 2020 e, por fim, abril de 2021. 

Conforme o prefeito explicou anteriormente, a obra teve um problema de infiltração em um pilar, além de ter sofrido com a falta de materiais da construção civil em razão da pandemia. Ao todo, a obra teve investimento de R$ 16,3 milhões.

Obras simultâneas

Na semana passada, em entrevista à imprensa, o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, criticou a decisão do prefeito de proibir a realização de obras simultâneas. Em razão de uma lei municipal, todas as obras realizadas em Cuiabá devem passar por aprovação da Prefeitura, inclusive as que forem realizadas pelo governo estadual. 

À imprensa, Marcelo lembrou que durante a Copa do Mundo de 2014 foram feitas diversas obras ao mesmo tempo, em Cuiabá, e que tanto a gestão quanto a população "deu conta". 

O governo estadual tem brigado há meses pela reforma da trincheira Jurumirim, a qual apresentou diversas deformidades, mesmo tendo sido entregue há apenas seis anos. Segundo o secretário, a previsão é que a reforma dure entre quatro e sete meses e seja feita em parcelas, para evitar o fechamento total da via. 
 
 Imprimir