Imprimir

Imprimir Notícia

06/04/2021 às 20:49

Mendes faz apelo à Anvisa para garantir aquisição da vacina sputnik ainda em abril

Alline Marques

O governador Mauro Mendes (DEM) participou de uma reunião com a diretoria da Anvisa e pediu para que a agência oriente os gestores dos estados para garantir que as doses adquiridas da vacina sputnik possam ser aplicadas na população. 

O democrata anunciou na semana passada a aquisição de 1,2 milhão de doses da sputnik numa compra feita por meio do consórcio dos governadores da Amazônia que conseguiram assinar um contrato com o Fundo Soberano Russo para a compra de 37 milhões de doses. Além deles, o consórcio do Nordeste também fez a compra e também estiveram presente na reunião. 

"Temos o dinheiro para pagar e pedimos autorização da Anvisa. Nos ajude! O que precisamos fazer? Se erramos nos diga o que fazer. Precisamos saber objetivamente o que fazer para colocar mais essas doses no nosso país", afirmou durante o encontro que foi realizado por vídeoconferência. 

Mendes alegou ainda que a compra foi efetuada baseado no fato de que outros 50 países já usam a sputnik. "Por favor nos ajude, compramos, temos dinheiro, e precisamos disso para salvar vidas no nosso país", finalizou. 

A Anvisa informou que fará uma visita à Rússia para avaliar as condições de fabricação da Sputnik V. Contudo, os governadores requereram que essa visita não seja uma condição para a permissão excepcional.

Semana passada, a Anvisa negou a Certificação de Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos ao laboratório indiano Bharat Biotech, que produz a vacina Covaxin, usada contra a covid-19, depois de visita de inspeção, como a que será feita à fabricante russa. 

O encontrou acabou frustrando as expectativas dos gestores estaduais que esperavam uma reposta mais imediata e positiva da agência com relação à liberação da vacina. Os estados negociam as doses com o governo russo, mas a conclusão do contrato está condicionada à autorização por parte da autoridade sanitária local, a Anvisa.
 
 
 Imprimir