Imprimir

Imprimir Notícia

08/04/2021 às 11:32 | Atualizada: 08/04/2021 às 11:48

Vacinação da Segurança Pública é suspensa em Cuiabá por falta de doses

Da Redação - Camilla Zeni / Da Reportagem Local - Israel Prates

A vacinação dos profissionais da Segurança Pública de Mato Grosso, prevista para começar nesta quinta-feira (8), em Cuiabá, precisou ser adiada. Isso porque as doses que seriam aplicadas nesse público-alvo não foram enviadas para o local definido pelo governo, o Senai, na região do Porto. 

A data e o local da vacinação em Cuiabá foraam anunciados pela Secretaria de Estado Segurança Pública (Sesp) na manhã de ontem (7), com previsão da distribuição de 1.601 doses na Capital.

O secretário da Sesp, Alexandre Bustamante, esteve no local e ponderou que, no interior do Estado, os profissionais já começaram a vacinação. Ele destacou que, no entanto, apenas as Secretarias Municipais de Saúde podem retirar os imunizantes junto à Secretaria de Estado de Saúde e que, por isso, estaria "refém da Prefeitura". 

"A Prefeitura é a responsável por pegar as vacinas. Nós trouxemos a vacinação para o Senai por uma parceria com a Fiemt para evitar acumular mais gente lá no Centro de Eventos do Pantanal e poder ajudar a Prefeitura. Agora a gente está refém da Prefeitura. Enquanto a Prefeitura não pegar a vacina, a gente não tem como vacinar. A nossa parte foi feita", disse Bustamente.


Segundo o governo, a intenção era que a equipe de imunização ficasse no Senai das 9h às 18h, com previsão de imunizar 800 servidores na quinta-feira (8) e outros 801 na sexta-feira (9). 

De acordo com a Prefeitura, porém, o Governo do Estado não enviou separadamente as doses destinadas ao público da Segurança, que se tornou prioritário por decisão do Governo Federal. Em nota, o município também revelou que o governo teria pedido que fossem retiradas doses dos demais grupos prioritários para serem repassadas aos agentes da Segurança, o que foi negado pelo município. 


Confira a nota da Prefeitura de Cuiabá na íntegra:

Em relação à vacinação dos membros das Forças Armadas e Forças de Segurança Pública, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) informa que:
- Não recebeu vacinas destinadas a esse grupo. Conforme resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) nº 21, as 22.515 doses recebidas o último dia 5 devem ser usadas da seguinte forma:
2.575 doses de Astrazeneca, voltadas para segunda dose de trabalhadores da saúde;
19.940 doses da Coronavac, sendo 17.970 doses para segunda aplicação de trabalhadores da saúde e de idosos e 1.970 doses para primeira aplicação de idosos de 65 a 69 anos.
- A Secretaria de Estado de Saúde sugeriu ao Município que retirasse dessas doses uma parte para iniciar a vacinação dos membros das Forças Armadas e Forças de Segurança Pública, o que foi negado, diante da responsabilização legal que pode advir disso.  Necessário informar, que neste caso, a responsabilidade pela vacinação é da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso.
- A SMS destaca que não participa da organização da vacinação dos membros das Forças Armadas e Forças de Segurança Pública, que é da Secretaria de Estado de Segurança Pública.
- A SMS informa que apenas participou oferecendo a capacitação para que os próprios servidores atuassem na vacinação, desde o registro até a aplicação das doses, no caso daqueles que têm formação na área da Saúde.
- Em relação às doses destinadas ao grupo, a SMS esclarece que aguarda a resolução CIB Ad Referendum que regulamenta a distribuição de doses para a SESP.
 
 Imprimir