Imprimir

Imprimir Notícia

12/04/2021 às 12:12 | Atualizada: 12/04/2021 às 12:12

VG amplia horário de atividades religiosas e libera consumo de bebida alcoólica no local

Kamila Arruda

Em novo decreto, o prefeito de Várzea Grande Kalil Baracat (MDB) ampliou o horário de funcionamento de igrejas e edifícios religiosos. A partir de agora, os templos religiosos podem voltar a realizar cerimônias, missas ou cultos, das 5h até as 20h.

Além disso, o emedebista ainda liberou o consumo de bebida alcoólica no local, em restaurantes, pizzarias e lanchonetes, desde que seja respeitado o limite de até 50% de capacidade de lotação do local.

Os horários de funcionamento desses estabelecimentos, contudo, continuam o mesmo. De segunda-feira a sexta-feira poderão abrir as portas das 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados das 6h às 14h.

O sistema drive-thru e take-away está liberado todos os dias até as 20h45, e o delivery até as 23h59.

Por outro lado, continua restrito a realização de eventos sociais, públicos ou privados, limitados a uma quantidade de 20% da capacidade do local.

O novo decreto com normas de enfrentamento à covid-19 foi publicada no Diário Oficial de Contas desta segunda-feira (12). Em todas as situações é exigido dos estabelecimentos a disponibilização de produtos para higienização de mãos e calçados, o distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas, controle do acesso de pessoas do grupo de risco nos estabelecimentos, inclusive, pessoas com idade superior a 60 anos, e a proibição da entrada de pessoas sem máscara de proteção facial.

Apesar da flexibilidade, o chefe do Executivo Municipal não há alteração no que tange a situação de emergência no âmbito da saúde pública no município. A medida foi decretada por 60 dias, a contar do dia 5 de abril, e mantém rígida a fiscalização para o cumprimento do decreto.

“Utilizaremos todos os esforços necessários para que os decretos e as medidas de biosegurança sejam cumpridas. Ampliamos o horário para a realização de cultos e missas, porém restringimos a quantidade de pessoas no interior desses recintos a 20% da capacidade do local. Não podemos baixar a guarda em nenhum momento. Por isso é necessário que todos façam a sua parte. O momento ainda requer conscientização das pessoas, até que toda a população seja devidamente vacinada”, completou.  

De acordo com ele, a equipe de fiscalização continuará atuando de forma rígida, a fim de evitar aglomerações. “Estão atuando diariamente em toda a cidade para evitar aglomerações e fazer cumprir as medidas adotadas pelo Decreto Municipal e para salvar vidas”, garantiu.

As equipes de fiscalização do município de Várzea Grande são composta por agentes da Secretaria de Defesa Social, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, Procon, Código de Postura e Guarda Municipal, além das Polícias Civil e Militar.
 
 Imprimir