Imprimir

Imprimir Notícia

12/04/2021 às 11:30 | Atualizada: 12/04/2021 às 12:08

Covid-19: Mauro pede que Saúde inicie processo para vacinação prioritária de professores

Camilla Zeni

O Governo de Mato Grosso se organiza para acrescentar os profissionais da educação na lista de prioritários da vacina contra a covid-19. A intenção do governador Mauro Mendes (DEM) é que o grupo receba 10% de cada remessa de doses enviadas ao Estado, a partir de maio.

De acordo com o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho (DEM), a decisão foi tomada na manhã desta segunda-feira (12), após reunião de Mauro com os gestores da Saúde e da Educação. 

"Estivemos agora de manhã com o secretário Gilberto Figueiredo, o Alan Porto, o governador Mauro Mendes, e o governador está fazendo um ofício para a Secretaria de Saúde, solicitando que, após a Secretaria de Segurança, também sejam imunizados os profissionais da Educação, tanto da iniciativa privada como da pública, até um percentual de 10%", informou Carvalho em entrevista à rádio Vila Real, nesta manhã. 

Leia também - AL tem consenso para tornar profissionais da educação prioritários na fila de vacinação

Segundo o secretário, o Estado deverá dialogar com os Ministérios Públicos Estadual e Federal, com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde para garantir e alinhar a vacinação desses profissionais. 

A ideia é que o grupo seja considerado "prioridade da prioridade", ou seja, que se vacine ainda neste momento da campanha, sem precisar aguardar a imunização dos outros prioritários, assim como é feito com os agentes da Segurança Pública. 

Ainda de acordo com Mauro Carvalho, mais de 3 mil profissionais da Segurança já foram vacinados de sexta-feira (9) até esta segunda-feira. A intenção do Estado é que os pouco mais de 22 mil servidores sejam vacinados até o início de maio. Com isso, a previsão é de que o grupo de profissionais da Educação seja vacinado já no próximo mês. 

Movimento pró-escolas

A demanda pela vacinação dos servidores da Educação tem sido crescente e sofre pressão por parte também dos deputados da Assembleia Legislativa, que votam, nesta semana, projeto para que a educação seja considerada uma atividade essencial durante a pandemia. 

“Nós estamos no período de início das atividades escolares. Então, se estamos discutindo volta às aulas, como é que não vamos discutir que a educação seja prioridade na vacinação? É igual ao da Segurança Pública”, comentou, com o Leiagora, o deputado Paulo Araújo (Progressistas), na semana passada. 

Um dos parlamentares que tem cobrado a vacinação dos professores é Thiago Silva (MDB). “Precisamos dialogar e olhar para toda comunidade escolar, seja professor, diretor, alunos, pais, inspetores e coordenadores, pois infelizmente o aumento de casos covid-19 é preocupante em nosso Estado. A vacina tem que ser prioridade aos profissionais da educação”, disse.

A deputada Janaina Riva (MBD) também garantiu ao Leiagora que se articula com o deputado Allan Kardec (PDT) para que, nesta semana, deem mais celeridade ao professo de tornar a educação uma atividade essencial e os profissionais da área como prioritários para a vacinação. 
 
 Imprimir