Imprimir

Imprimir Notícia

18/04/2021 às 13:00

Três dicas para sentir menos fome e emagrecer sem sacrifício

Thaiz Brito - Metrópoles

Conseguir organizar as refeições ao longo do dia para escapar dos obstáculos e tentações que nos afastam do emagrecimento é um desafio diário. Apesar de ser uma missão difícil, algumas orientações nutricionais podem ajudar bastante nesse quesito.

Muitas pessoas desejam a perda de peso e acreditam que, para alcançá-la, é necessário sofrer. É aí que mora o verdadeiro erro. Todo planejamento alimentar no qual a pessoa precisar gerar um esforço descomunal ou tiver muito sofrimento para ser cumprido dificilmente terá êxito por muito tempo.

O indivíduo precisa se sentir satisfeito com sua alimentação para que a rotina seja fluida e constante.

Não sabe como? Veja, abaixo, três dicas que, apesar de simples, fazem toda diferença na dieta:

1. Consuma alimentos de maior volume

Isso mesmo. Optar por alimentos que fornecem menos calorias, porém, que têm uma grande porção, pode ser uma saída para se sentir saciado. Um exemplo seria trocar 100g de arroz branco por 240g de batata-inglesa cozida. Além da batata cozida fornecer menos calorias, a porção é maior, tornando-a uma escolha muito mais inteligente.

Também dá para alternar 50g de tapioca com uma porção de pão francês de 50g. Além de menos calorias, o pão ainda fornece maior quantidade de fibras e proteínas, diferente da tapioca, que oferta calorias vazias.

2. Prefira refeições sólidas a líquidas

Refeições líquidas são uma boa pedida para quem precisa se alimentar e está com dificuldade ou não sente apetite. Já para pessoas que buscam sentir mais saciedade e querem diminuir a frequência alimentar, não seriam a melhor escolha.

Ao invés de tomar um shake de morango, é mais interessante uma opção como um sanduíche de pão integral com queijo e salada. No lugar do suco de frutas, coma-as in natura. Isso dará uma sensação de saciedade muito maior.

3. Adicione mais fibras ao que for ingerir

Não tenha medo. As fibras ajudam a retardar o esvaziamento gástrico, fazendo com que a comida fique mais tempo no estômago. Acrescente salada, folhosos, legumes e verduras no almoço e no jantar. Nos lanches, adicione cereais e grãos, dando preferência, ainda, aos alimentos integrais.

Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica
 
 Imprimir