Imprimir

Imprimir Notícia

20/04/2021 às 15:30 | Atualizada: 20/04/2021 às 16:57

VG está entre as 4 piores cidades de MT em aplicação de vacina

Kamila Arruda

Apesar de ser o segundo município a receber maior quantidade de vacinas contra a covid-19 no Estado, Várzea Grande aparece entre as últimas cidades no que diz respeito à aplicação das doses. Os dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde, até a manhã desta terça-feira (20), apontam que o Município aplicou apenas 46% das doses recebidas e teria um estoque de 26 mil doses ainda. 

De acordo com o ranking da SES, a cidade industrial já recebeu 46.926 doses, sendo que destas, 28.249 foram destinadas à primeira dose, mas apenas 18.337 foram efetivamente aplicadas. Já com relação à segunda dose, a situação é ainda pior. Enquanto o estado já teria repassado 18.678 unidades para o município, apenas 3400 teriam sido efetivamente aplicada. 

Em números gerais, o que se vê é que do total de doses recebidas, apenas 21.737 doses foram de fato aplicadas, o que revela um percentual de 46%. O que faz com que o município tenha um estoque parado de mais de 25 mil vacinas. 

O fato deixa Várzea Grande entre as quatro cidades que menos vacinaram a população, ficando na frente apenas de Denise, Juruena e Mirassol D’Oeste. Vale destacar, contudo, que esses municípios receberam até o momento somente 1.296, 1.607 e 4.874, respectivamente.

O município, contudo, contesta os dados da Secretaria de Saúde do Estado (SES). Desde segunda-feira (19) a reportagem está em contato com a assessoria da prefeitura para conferir os números e mesmo tendo uma atualização nos dados nas últimas 24 horas, não houve mudanças no status de Várzea Grande no ranking. 

Ainda confrontando com os dados do Ministério da Saúde, a situação é ainda pior. Isto porque, de acordo com o governo Federal, o Município já teria recebido 48.391 doses, ou seja, quase 1500 doses a mais que SES alega ter distribuído. Porém, sobre a aplicação, tanto no site do Estado, quanto da União, o número é o mesmo: 21.137. 

Para se ter uma ideia da situação críticas, Rondonópolis recebeu 44.007 doses, segundo a SES, e a prefeitura já vacinou 35.636 mil pessoas, o que faz aponta que 81% das doses já foram aplicadas. Os dois municípios tem um número de habitantes parecidos e receberam praticamente a mesma quantidade de doses. 

A Prefeitura de Várzea Grande contesta os números e afirma ter vacinado 31 mil pessoas. O que elevaria o percentual de aplicação para 66% das doses, mas até o fechamento da matéria não apresentou os dados que contradizem a informação que constam em dois sites oficiais. 

Ainda de acordo com a prefeitura, somente na semana passada, mais de 6,5 mil pessoas foram imunizadas na cidade. O município, inclusive, já iniciou a vacinação de pessoas a partir dos 60 anos e tem avançado com a descentralização, drive-thru e ainda o projeto Corujão.  
 
 Imprimir