Imprimir

Imprimir Notícia

27/04/2021 às 11:13 | Atualizada: 27/04/2021 às 11:14

Ozenira diz que poderia esconder medicamentos e vereadores atrapalharam investigação

Kamila Arruda

A secretária de Saúde de Cuiabá, Ozenira Félix, afirmou ter conhecimento dos medicamentos vencidos, mas alegou que a ação dos vereadores acabaram atrapalhando a investigação que vinha sendo feita pela prefeitura desde outubro do ano passado. Isto porque, segundo ela, já existia um procedimento aberto para apurar a irregularidade no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos da Capital. 

Temos um prejuízo ao trabalho que estávamos fazendo. Tenho seis meses na Secretaria e não mexi nele [medicamentos]. Agora, o levantamento está parcialmente prejudicado, porque pode ter havido dolo de alguém como não pode. E se alguém praticou dolo, ele já sabe, e arquivos podem ter sido perdidos”, apontou Ozenira durante 
participação na sessão ordinária da Câmara de Cuiabá nesta terça-feira (27).

Para ela, o comportamento dos parlamentares não contribui com a população e garantiu que existe transparência na unidade, assim como se quisesse poderia esconder os medicamentos. "Poderíamos fazer a filmagem com o nosso farmacêutico contando os problemas que nós temos. Entrou-se em área restrita. Nós nunca queremos esconder o problema. Se quiséssemos escondere pegávamos os medicamentos jogávamos em uma vala comum e tampávamos. Poderíamos fazer tranquilamente”, completou.

Na semana passada, os vereadores Diego Guimarães (Cidadania), Michelly Alencar (DEM), tenente coronel Paccola (Cidadania) e Maysa Leão (Cidadania) encontraram uma série de medicamentos com data de validade vencida no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos do município.

Ozenira afirma que nunca negou acesso a unidades de saúde aos vereadores, e acredita que se, a fiscalização fosse feita com acompanhamento da Secretaria, eles poderiam ter ajudado no processo em andamento.

“Nós poderíamos ter informado que tínhamos um procedimento em andamento, aberto tudo para a Câmara. Isso teria dado muito mais resultados para a sociedade. Eu fiquei extremamente triste, especialmente pelo vereador Diego Guimarães, porque eu nunca neguei a entrada de ninguém em nenhuma unidade. Eu peço simplesmente a questão do respeito à unidade, para que passamos designar uma pessoa que possa estar junto e esclarecer todas as questões”, reclamou a secretária colocando que os vereadores entraram, até mesmo, em áreas restrita.

Ozenira afirma que tomou conhecimento do fato em outubro do ano passado, e assim que foi oficiada determinou a abertura de um procedimento de averiguação, que estava sendo feito por meio de uma Comissão constituída no âmbito da própria Secretaria de Saúde.

“Vamos concluir o levantamento e entregar à Decoor, ao Tribunal de Contas e também a Câmara de Cuiabá. Ainda não temos as respostas, por isso vim à Câmara com a equipe toda aqui, que estão na secretaria há bastante tempo”, finalizou a secretária.
 
 Imprimir