Imprimir

Imprimir Notícia

29/04/2021 às 07:07 | Atualizada: 29/04/2021 às 07:16

Sem vacina contra covid, Rondonópolis suspende aplicação de 2ª dose em idosos

Eduarda Fernandes

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Rondonópolis suspendeu, nesta quarta-feira (28), a vacinação da segunda dose da CoronaVac, vacina contra covid-19, para os idosos. O motivo é que não há mais doses no município.

Na última remessa enviada pelo Governo do Estado, Rondonópolis recebeu apenas 790 doses do imunizante. O quantitativo foi totalmente utilizado na aplicação da segunda dose dos idosos.

Leia também - MT registra 2.089 novos casos de covid-19 e 65 óbitos

Em nota, a SMS pontua que o problema da falta de doses da CoronaVac é nacional e não local. Acontece que o Ministério da Saúde havia emitido orientação aos municípios para que utilizassem todas as doses disponíveis como primeira dose, garantindo o envio das segundas doses nos prazos. Contudo, isso não foi cumprido.

Agora, o Ministério da Saúde garante que os idosos podem tomar a segunda dose mesmo após o prazo de 28 dias, e que isso não acarretará prejuízos na imunização.

Em Rondonópolis, a vacinação da segunda dose em idosos que tomaram a vacina coronavac será retomada assim que o município receber novas doses. 

Na última segunda-feira (19), o principal fabricante do imunizante contra a covid-19, o Instituto Butantan, informou ao Ministério da Saúde que o próximo repasse estaria previsto em 13 dias. Ou seja, na próxima semana.

A Secretaria Municipal de Saúde já fez também solicitação oficial para Superintendência de Vigilância em Saúde do Governo do Estado para o envio das segundas doses de CoronaVac que não foram recebidas.

 
Com informações da Prefeitura de Rondonópolis
 
 Imprimir