Imprimir

Imprimir Notícia

29/04/2021 às 17:38 | Atualizada: 29/04/2021 às 17:38

MT ainda aguarda posicionamento sobre distribuição das vacinas da Pfizer

Camilla Zeni

O  governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), informou que ainda não foi comunicado oficialmente se o estado receberá ou não as vacinas da fabricante Pfizer, que deverão ser entregues ao Ministério da Saúde na noite desta quinta-feira (29). Articulador junto ao Governo Federal, o deputado federal Emanuelzinho Neto (PTB), é otimista. 

“É praticamente certo. Foi a informação que ele [o Ministério da Saúde] nos deu, que Cuiabá vai receber a vacina da Pfizer. No entanto, eles ainda precisam definir o critério de distribuição e a quantidade, para poderem dar a resposta oficial”, explicou ao Leiagora o deputado federal. 

Na manhã de hoje, Mauro comunicou que aguarda informações sobre essa distribuição da nova vacina. O governador também afirmou que, caso Mato Grosso seja incluído na relação de locais para onde serão enviados os imunizantes, é porque o Estado tem as condições necessárias para atender às exigências dos fabricantes. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a distribuição do primeiro lote de vacinas, composto por um milhão de doses, será feita exclusivamente para as capitais brasileiras que comprovarem condições de armazenamento para o imunizante. Isso porque as vacinas da Pfizer devem ser guardadas em um freezer com temperaturas entre -15ºC e -25ºC por até duas semanas. Depois, devem ficar armazenadas entre -90ºC e -60ºC. 

Segundo Emanuelzinho, Cuiabá já teria comprovado para o Ministério da Saúde a capacidade de recebimento das doses, que serão armazenadas em um freezer no Hospital Geral de Cuiabá. As documentações sobre o equipamento já foram enviadas e analisadas pelo Governo Federal. 

“Eles viram todas as documentações enviadas e viram que Cuiabá tem a condição de armazenamento necessária. Por isso é praticamente certo que Cuiabá deve receber. Só faltam definir os critérios”, garantiu Emanuelzinho. 

Esses critérios de distribuição, segundo o deputado, são analisados pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde e pelo Comitê Gestor Tripartite na noite de hoje e devem ser comunicados aos estados nesta sexta-feira (30). A previsão do Ministério da Saúde é que os imunizantes também já sejam enviados amanhã.

Na tarde desta quinta-feira (29), a Prefeitura informou que o Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá (HG) já formalizou a cessão de um ultrafreezer da marca INDREL, com temperatura até - 86ºC e capacidade de 486 litros, para armazenamento de doses do imunizante do laboratório Pfizer/BioNTech por parte da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na campanha de vacinação contra a covid-19.

O ofício foi assinado e enviado pela médica Flávia Galindo, presidente do Conselho Deliberativo da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Cuiabá, que administra o HG, após interlocução do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho. 
 
 
 Imprimir