Imprimir

Imprimir Notícia

30/04/2021 às 12:23 | Atualizada: 30/04/2021 às 12:23

Covid-19: MT vai receber 7.020 doses da vacina norte-americana da Pfizer

Camilla Zeni

Das um milhão de doses da vacina da farmacêutica norte-americana Pfizer, que chegaram ao Brasil na noite dessa quinta-feira (29), Mato Grosso deverá receber um primeiro lote de 7.020 imunizantes. A estimativa foi repassada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta sexta-feira (30).

De acordo com o órgão, o governo estadual ainda não foi informado quando as vacinas serão distribuídas para o Estado. Segundo o Ministério da Saúde, a remessa dos imunizantes já começa nesta sexta-feira (30). 

A orientação do governo federal é que as vacinas sejam distribuídas, nesse primeiro lote, apenas para as capitais, que teriam maior condição de armazenamento dessas doses. Isso porque as vacinas da Pfizer exigem temperaturas entre -15ºC e -25ºC, onde podem ser guardadas por até duas semanas. Depois, devem ficar armazenadas entre -90ºC e -60ºC. 

Em Mato Grosso, até o momento, apenas Cuiabá se manifestou com capacidade de armazenagem. As doses deverão ficar em um ultrafreezer emprestado pelo Hospital Geral. 

Entretanto, segundo o governador Mauro Mendes (DEM), não é certo que todas as doses fiquem exclusivamente na Capital. Isso porque, segundo ele, cabe ao Comitê Intergestor Bipartite definir quantos e para onde irão os imunizantes. A reunião deverá ser feita assim que o estado for oficializado sobre o quantitativo recebido. 

100 milhões de doses

Esse primeiro milhão de imunizantes entregues ao Governo Federal faz parte de um pacote de 100 milhões de doses compradas pelo governo brasileiro para a inclusão no Plano Nacional de Imunização. A expectativa é que todas as vacinas sejam entregues até o fim de setembro deste ano. 

De acordo com a CNN Brasil, o governo também já estuda a compra de mais um lote de 100 milhões de doses.

Cabe destacar que a Pfizer foi a primeira a receber autorização permanente para uso no Brasil e é a terceira vacina a entrar em circulação para combater a pandemia da covid-19. Além delas, o país aplica a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantãn com insumos chineses, e a AstraZeneca, produzida pela Fiocruz em parceria com a Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca.
 
 Imprimir