Imprimir

Imprimir Notícia

01/05/2021 às 16:10

Deputado diz que interior pode armazenar vacina e pede que Pfizer não fique só em Cuiabá

Camilla Zeni

O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Dr. João (MDB), enviou um requerimento ao governo do Estado para que as novas vacinas contra a covid-19 da fabricante norte-americana Pfizer não fiquem apenas em Cuiabá. 

De acordo com o Ministério da Saúde, foram recebidas um milhão de doses do imunizante na noite de quinta-feira (29), das quais 500 mil serão distribuídas às capitais brasileiras nos próximos dias. A restrição, segundo o ministro Marcelo Queiroga, se dá em razão da necessidade de armazenamento especial das vacinas Pfizer, que demandam temperatura negativa elevada. 

Entretanto, o deputado estadual defende que ao menos os municípios-polo possam receber os imunizantes. Ao Leiagora, ele informou que a cidade de Tangará da Serra (252 km de Cuiabá), por exemplo, já confirmou ter um freezer capaz de fazer o armazenamento das vacinas. 

“Fiz a solicitação ao governo do estado porque eles fazem uma reunião da CIB, a Comissão Intergestora Bipartite, e eles que vão distribuir essas vacinas. Eu sugeri que os polos também recebam, como em Tangará eu tenho certeza que tem um refrigerador de -75, -80ºC, como Rondonópolis deve ter, Sorriso, Sinop…”, explicou o parlamentar. 

Segundo o deputado, seus assessores de gabinete já preparam o levantamento da capacidade de armazenagem de vacinas junto aos municípios. A relação deve ser entregue a ele na segunda-feira (3).

Vacinas da Pfizer

De acordo com o governo do Estado, a estimativa é que Mato Grosso receba apenas 7.020 doses do imunizante norte-americano na primeira remessa de doses. Ao todo, um milhão de vacinas foram recebidas pelo Governo Federal, de um lote total de 100 milhões. Segundo o estado, porém, ainda não há confirmação de quando a vacina deverá chegar ao estado. 

O governo federal informou que iniciou a remessa das doses já nessa sexta-feira (30) e que pretende enviar imunizantes para outros municípios do país na próxima leva. Por enquanto, conforme o ministro Queiroga, a intenção é trabalhar a logística de distribuição das vacinas, em razão das exigências específicas de armazenamento. 

A vacina da Pfizer foi a primeira a receber autorização definitiva da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para ser usada no combate à covid-19. Contudo, é a terceira a entrar em circulação. Atualmente, já são usadas as vacinas Coronavac e AstraZeneca.
 
 Imprimir