Imprimir

Imprimir Notícia

03/05/2021 às 15:24 | Atualizada: 03/05/2021 às 16:31

Em Cuiabá, vacinas da Pfizer serão aplicadas em gestantes e portadores de comorbidades

Da Redação - Camilla Zeni / Da Reportagem Local - Kamila Arruda

As vacinas da fabricante norte-americana Pfizer, que chegam a Mato Grosso nesta segunda-feira (3) e ficam exclusivamente em Cuiabá, serão aplicadas no grupo prioritário composto por pessoas com comorbidades, portadores de síndrome de Down e gestantes de risco. 

De acordo com a secretária de Saúde de Cuiabá, Ozenira Félix, são 7.020 doses que chegarão para serem aplicadas como primeira parte da imunização. Entretanto, segundo ela, o quantitativo de vacinas não deve ser equivalente sequer a 50% do grupo, uma vez que são milhares de pessoas nessas circunstâncias. 

Conforme Ozenira, o número exato de pessoas neste público-alvo ainda não é sabido pela Prefeitura. Segundo ela, apenas quando a Comissão Intergestora Bipartite (CIB) enviar, efetivamente, as doses, é que o município saberá quantas pessoas serão contempladas. Isso porque os dados dependem da relação completa de comorbidades e patologias abarcadas no grupo de risco. 


A Prefeitura informou que a doses destinadas a este público-alvo estarão disponíveis a partir de quarta-feira (5) e a vacinação inicia no dia seguinte.

A secretária também adiantou que as doses não deverão ser aplicadas em todos os postos de vacinação, em razão da dificuldade de armazenamento. Segundo as fabricantes, a vacina da Pfizer deve ficar em uma temperatura entre -90ºC e -60ºC, caso sejam estocadas por mais de duas semanas. Por um período menor, a armazenagem indicada é em uma média de -25ºC. 

Segundo Ozenira, a indicação também é para que, após descongelada, a vacina seja aplicada no prazo máximo de cinco dias. "A logística vai ter que ser diferenciada. Hoje a gente leva as vacinas para todos os lugares mas, no caso dessa, não vai ser possível abrir muitos postos", explicou a secretária, antes do lançamento da vacinação deste novo grupo prioritário, nesta segunda-feira (3).
 
 Imprimir