Imprimir

Imprimir Notícia

04/05/2021 às 10:25

Ex-ministros Mandetta e Teich encaram CPI da Covid nesta terça-feira

Metrópoles

Senadores que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid ouvem, nesta terça-feira (4/5), os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich. A dupla deixou o governo federal após discordar da postura do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Os dois médicos puxam a fila das autoridades que serão ouvidas pela CPI, na condição de testemunha. Trata-se de uma estratégia adotada pelos senadores para evitar que os convocados permaneçam em silêncio ou se recusem a comparecer à oitiva.Internamente, parlamentares da oposição demonstram grande expectativa com a fala de Mandetta, que era o ministro da Saúde quando a pandemia atingiu o Brasil. Os congressistas querem saber se eventuais erros cometidos no início do enfrentamento da crise sanitária acarretaram a explosão de casos registrados no país no último ano, com a situação agravada em 2021.

O foco das perguntas a Mandetta será a política de isolamento social que ele defendia, e o presidente Jair Bolsonaro não concordava. A utilização da hidroxicloroquina recomendada pelo Planalto como tratamento precoce da doença também é um assunto que integra o rol de questionamentos da oposição.

Há, no entanto, um temor da ala governista do colegiado de que Mandetta aproveite o seu tempo na comissão para “fazer campanha política” às eleições presidenciais de 2022. O ex-ministro da Saúde é filiado ao Democratas (DEM) e já declarou que estaria disposto a abandonar a sigla caso o partido opte por apoiar outro candidato no próximo ano.

Da mesma legenda do ex-ministro, mas considerado um parlamentar da base governista, o senador Marcos Rogério (DEM-RO) dá o tom do que espera: que as perguntas se limitem à gestão de cada depoente. “Não cabe aqui analogia, não cabe aqui visão do que faria se lá estivesse neste novo cenário. O que nós queremos saber é o que fez, como fez e por que fez no momento em que esteve à frente da pasta da Saúde. Dizer que esses depoimentos podem trazer revelações surpreendentes é desconhecer como funciona o sistema público. Os atos são públicos”, assinalou.

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE), que se declara “independente”, vê os depoimentos dos ex-ministros como algo positivo. “A expectativa é boa, vamos buscar as decisões da gestão da pandemia deles e o motivo de terem saído de forma precoce. Acho que esse encontro vai caminhar para elucidar algumas questões para nós. Temos muitas perguntas para fazer”, disse ao Metrópoles.

Mandetta também será questionado sobre a baixa aplicação de testes para monitorar a evolução da Covid-19 no Brasil durante sua gestão. Após saída conturbada do governo federal, em 16 de abril de 2020, o médico virou opositor declarado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Quando deixou a gestão da pasta, o país registrava 1.924 mortes de brasileiros em decorrência da doença.

Ainda nesta terça, os senadores vão ouvir, além de Mandetta, o oncologista Nelson Teich. Com rápida passagem pelo Ministério da Saúde, que não durou um mês, o ex-gestor era contra a adoção de protocolos que defendem o uso de medicamentos sem eficácia comprovada no chamado “tratamento precoce” da Covid-19, divulgado pelo titular do Palácio do Planalto.

“Não vou manchar a minha história por causa da cloroquina”, disse Teich ao se despedir da pasta.

O médico também discordou do chefe do Executivo federal após publicação de decreto que ampliou as atividades essenciais e autorizou salões de beleza, barbearia e academias a funcionarem no período de lockdown. Outro ponto de conflito entre o mandatário do país e Teich foi a flexibilização de normas de isolamento social.

Dinâmica da sessão

Com início marcado para 10h, a sessão será aberta pelo presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), que irá passar a palavra ao colega Renan Calheiros (MDB-AL), relator do colegiado. O emedebista “tem prioridade para iniciar as perguntas”, assinalou Aziz.

Calheiros “dispõe do tempo que achar necessário” para questionar Mandetta e Teich. Os demais integrantes da comissão terão cinco minutos, cada, para fazer os questionamentos, e os ex-ministros vão contar com o mesmo tempo para responder.

Haverá, ainda, outros três minutos para réplicas e mais três para tréplicas. A ordem das perguntas ocorrerá conforme inscrição. As informações foram fornecidas ao Metrópoles pela assessoria de imprensa de Omar Aziz.

A agenda da CPI da Covid também inclui, na quarta (5/5), o depoimento do ex-gestor da pasta Eduardo Pazuello. O atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, também devem comparecer, na quinta (6/5).

Os depoimentos, entretanto, podem ser adiados caso as oitivas de Mandetta e Teich se estendam além do programado.
 
 Imprimir