Imprimir

Imprimir Notícia

05/05/2021 às 15:00 | Atualizada: 05/05/2021 às 15:41

Após briga entre Janaina e Emanuel, Lacerda é quem fica no comando do MDB

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Camilla Zeni

A deputada estadual Janaína Riva afirma que os ânimos no Movimento Democrático Brasileiro (MDB) estão pacificados e a discussão sobre a eleição 2022 ficará para o ano que vem. A emedebista, inclusive, tem adotado um discurso mais ameno no que se refere à relação com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

“Dentro do partido, sim, a presença do Emanuel, para que nós possamos fazer uma discussão política junto com o deputado Bezerra, sinaliza, sim, uma pacificação, pelo menos partidária. As demais pautas que a gente tem divergência, vamos deixar para discutir depois. Vamos evitar entrar em pauta polêmica pra não espalhar rodinha. Ano que vem a gente vai retomar essa discussão de candidatura de 2022”, coloca.

Após sugerir a saída do chefe do Executivo Municipal da agremiação, a parlamentar afirma que o prefeito pode reconstruir a sua base dentro da legenda, caso ele se empenhe. “Politicamente, o Emanuel é muito distante da base, pessoalmente isso é mais difícil de se recompor, mas politicamente eu acho que tem como ele melhorar a relação dele com o partido, se ele quiser”, enfatiza.

No que tange a presidência do MDB de Cuiabá, as lideranças entraram num consenso e o ex-secretário de estado José Lacerda deve ficar no comando da sigla.

“Teve uma reunião do MDB, conversamos bastante sobre questão administrativas do partido, e o nosso encaminhamento foi para que haja uma próxima reunião com a presença do Bezerra e do Emanuel. Nós não adentramos ainda nos por menores do partido, mas ficou pacificado que o José Lacerda deve ficar até que haja um momento adequado para discutir eleições dentro do partido”, explica.

Vale lembrar que até o começo do ano, Janaína e Emanuel estavam em rota de colisão por conta da presidência do MDB na Capital. A deputada queria assumir o comando do partido em Cuiabá e o prefeito defendia a permanência do advogado Francisco Faiad.

Com relação às eleições de 2022, a divergência se dá por conta do diferente posicionamento do partido em nível estadual e municipal. No Estado, a sigla integra a base do governador Mauro Mendes (DEM) e defende a reeleição do democrata. Já em Cuiabá, Emanuel é tido como uma das principais desavenças do governador, e cogita, inclusive, disputar a eleição majoritária no próximo ano.
 
 Imprimir