Imprimir

Imprimir Notícia

09/05/2021 às 14:27 | Atualizada: 09/05/2021 às 16:20

Prodígio: cuiabana de 12 anos fala sobre papel em novela da Record e planos futuros

Túlio Paniago

A cuiabana Isa Venturoso, 12, é atriz de teatro e televisão, influenciadora digital, apresentadora e modelo. Se dedica desde os seis anos aos afazeres artísticos e, atualmente, o que não lhe falta são trabalhos. Interpreta Judite na novela Gênesis, a maior produção da história da TV Record, e já tem outros dois projetos engatilhados: uma websérie e um curta-metragem, que serão gravados, respectivamente, em junho e julho.

Embora muito jovem, Isa acumula um currículo extenso. Fez cursos de teatro na Associação Cultural Cena Onze e depois no espaço InCasa, do ator André D’Lucca. Também fez cursos em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além de preparação de canto e dança. Já se apresentou em cinco peças de teatro e possui um canal no YouTube onde faz algumas entrevistas.

A mãe, Adriana Venturoso, é a principal apoiadora da carreira da filha e faz questão de acompanha-la em todos os trabalhos. E por acompanhar de perto sabe que Isa teve que abrir mão de muita coisa comum à idade para viver este sonho que ambas compartilham, mas a jovem não se arrepende das escolhas que fez, muito pelo contrário, e inclusive já traça planos futuros, como a participação em uma produção da Netflix.

Mãe e a filha concederam, juntas, esta entrevista ao LeiAgora, na qual falam, dentre outras coisas, sobre a participação de Isa na megaprodução bíblica que reúne mais de 250 atores, 66 cenários, 98 ambientes e 8 cidades cenográficas. Embora ela já tenha gravado várias cenas, nenhuma delas ainda foi ao ar, mas a “estreia nacional” em TV aberta deve acontecer em breve.

Leiagora - Como estão as gravações da novela Gênesis?

Isa Venturoso – Eu comecei as gravações, fiz algumas cenas, mas deu uma paralisada na Record, então as gravações pararam, mas agora já está voltando. Eu ainda tenho mais cenas para gravar.

Adriana Adriana – Essa paralisação se deu em função da covid, porque houve um mini-lockdown, mas as atividades foram retomadas no dia 12 de abril.

Leiagora - E já foram gravadas muitas cenas?

Isa Venturoso - Não lembro bem quantas, mas foram umas seis ou sete cenas.

Leiagora - Você já fazia teatro em Cuiabá, mas imagino que participar de uma novela nacional deve ser uma experiência bem diferente. Como está sendo participar de uma superprodução na televisão?

Isa Venturoso – Olha, está sendo incrível! Eu estou amando, é uma experiência nova pra mim. E é surreal, porque estava todo mundo falando que seria uma megaprodução, então a gente começou a assistir porque deu vontade de assistir mesmo. E aí agora a gente está lá dentro da Record, gravando a novela, é uma sensação incrível!

Adriana Venturoso - Vivendo dentro de um sonho. Essa é a sensação.
E como tem sido a relação com os outros atores e atrizes, pessoal com mais experiência, como tem sido essa troca?

Isa Venturoso – Nas gravações tinha um pessoal mais velho. E eu me encontrei até com um pessoal que fazia a gente [as personagens juvenis da novela] mais velhos. E enquanto a gente esperava para gravar, eles estavam lá também, compartilhando experiências, dando dicas. Foi muito legal essa troca, bem bacana mesmo!

Adriana Venturoso – Como é uma novela de fases, os personagens aparecem crianças, depois adolescentes, depois adultos e até bem velhinhos. Então a Isa teve a oportunidade de encontrar a atriz que vai fazer ela na transição, que vai ser a Judite adulta, e foi muito legal porque você conhece a história da personagem. Porque a gente não recebe [no roteiro] como vai ser o futuro, só recebe a parte que que vai gravar. Então esse contato é bom porque já tem o spoiler da personagem adulta. E a novela está cheia de atores experientes, como Maurício Mattar, Eduardo Lago, Oscar Magrini, Igor Rickli, Carlo Porto, Adriana Garambone, Cassia Linhares, enfim, artistas que têm muita bagagem.

Leiagora - E a Judite, o que vocês podem falar sobre a personagem?

Isa Venturoso - A Judite é uma personagem que é reconhecida pela beleza, esperteza e coragem. Essas são as principais características dela. E ela é uma personagem que luta junto com o povo para que eles resistam contra o império.

Adriana Venturoso – É muito resiliente e luta ao lado dos oprimidos contra os poderes do império. Ela é audaciosa e usa a inteligência e a beleza para lutar.

Leiagora - E como surgiu essa oportunidade de participar de uma produção nacional?

Adriana Venturoso – As crianças aqui de Mato Grosso são agenciadas. Elas fazem vários testes, em várias emissoras, para filmes, novelas... Mas, com a pandemia, os testes agora são virtuais. Então as emissoras solicitam um perfil e as agências já mandam crianças de teste com aquele perfil que as emissoras estão procurando. Por exemplo, pode ser solicitado um menino negro, com faixa etária de 10 a 12 anos. Ou então uma menina loira, de 10 a 12 anos, que saiba falar inglês, ou que saiba cantar ou dançar, ou que saiba tocar violão.

Eles passam quais são as características e as agências, a partir de suas carteiras de agenciados, entram em contato com os que se encaixam naquele perfil para avisar sobre os testes. E então a gente manda o material da criança para o produtor de elenco, que é quem escolhe antes de passar para o diretor. O diretor dá a palavra final, mas quem escolhe inicialmente é o produtor. E o produtor busca através das agências.

Leiagora - Então, nesse caso, vocês enviaram um vídeo?

Isa Venturoso – Sim, eu gravei um vídeo e eles me avaliaram por esse material.

Adriana Venturoso – E com concorrência do Brasil inteiro!

Leiagora - Você é modelo, influenciadora digital e atriz de teatro e televisão. Em qual área você se sente mais à vontade?

Isa Venturoso – Eu me sinto mais à vontade nas áreas de atriz e de influenciadora. É nisso que eu estou trabalhando hoje em dia. Eu comecei minha carreira como modelo, mas aconteceram alguns imprevistos que me fizeram deixar um pouco de lado, então acabou não indo para frente, mas de atriz e influenciadora, sim.

Leiagora - E como influenciadora, sobre quais assuntos você gosta de falar?

Isa Venturoso - Eu gosto, principalmente no Instagram, de falar de assuntos atuais. Agora, por exemplo, estava rolando o BBB, então eu gosto de comentar, e é o que pessoal mais gosta porque é algo que todo mundo assiste. E também sobre o meu dia a dia, meu cotidiano, sobre moda... As pessoas gostam disso.

Adriana Venturoso – Hoje ela é influencer de duas empresas aqui de Cuiabá.

Leiagora – E quais são as suas principais referências artísticas?

Isa Venturoso – De influenciadora, a Virgínia Fonseca. E também o Bruno Garcia e o Carlinhos Maia. Eles são grandes influenciadores e são muito dentro de tudo que está acontecendo, estão sempre atentos a tudo, fazendo propagandas sobre tudo o que acontece, então estão sempre muito à frente no mercado. E de atriz, eu gosto muito da Zendaya, da Fernanda Montenegro, e também sou totalmente apaixonada pelo Paulo Gustavo e o Leandro Hassum.

Leiagora – Você já disse que tem o sonho de trabalhar em alguma produção na Netflix. Quais são os tipos de séries e filmes que você mais gosta?

Isa Venturoso - Eu gosto muito de séries e filmes de comédia. E gosto também de terror e suspense. Esses são os meus preferidos.

Leiagora - Das séries e filmes atuais, quais você citaria para exemplificar?

Isa Venturoso - Essa pergunta é difícil, porque eu assisto muitas séries e muitos filmes! Mas um filme que eu sou totalmente apaixonada é “Milagre da sala 7”. Eu acho esse filme incrível e me emociono todas as vezes que assisto, choro o filme inteiro, mas eu amo. E “3%” também é uma série que eu gosto, além de “Grey’s Anatomy” e “PLL” [Pretty Little Liars].

Leiagora - E já tem planos para depois da novela?

Isa Venturoso - Vou gravar uma websérie em junho e um curta-metragem em julho.

Adriana Venturoso – “Cadê Todo Mundo 3” é o curta. Ela já gravou os dois primeiros e agora vai finalizar com a parte três, que é dirigido pelo Vicente Guerra, da TV Record. E a websérie ela vai gravar com o Vítor Frad, diretor da Rede Globo, que foi assistente de direção de Malhação. Ele vai fazer uma preparação de três meses com as pessoas que vão fazer a gravação. E depois dessa preparação vai ser a gravação, se não me engano nos dias 12 e 13 de junho, no Rio de Janeiro. Ele vai fazer esse trabalho com o Hugo Moura, marido da Deborah Secco. Eles pretendem concorrer em festivais. Vamos torcer para ganhar!
 
 Imprimir