Imprimir

Imprimir Notícia

11/05/2021 às 08:12 | Atualizada: 11/05/2021 às 09:12

Dentistas da Prefeitura de Cuiabá cobravam 'salário' de servidores transferidos

Luzia Araújo

O coordenador de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Renei Lara da Silva, é um dos alvos da Operação Autofagia deflagrada na manhã desta terça-feira (11), para cumprimento de mandados de busca e apreensão e medidas cautelares de afastamento de servidores da Secretaria de Saúde do município de Cuiabá.

As investigações da Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor) apontam que ele facilitava a transferência de servidores da área para unidades onde estes receberiam subsídios maiores. 

Leia mais: Polícia Civil cumpre mandados contra servidores do município de Cuiabá

Em seguida, junto a outros dois dentistas, também ligados à mesma coordenadoria, passavam a pressionar e ameaçar os profissionais transferidos para que devolvessem parte dos subsídios recebidos a título de salário.

Até o momento foram identificadas cinco vítimas do trio de dentistas, mas é possível que este número seja maior, conforme as apurações avancem.

Quando as investigações foram iniciadas pela Deccor, os profissionais foram afastados de suas funções. Contudo, o Renei que atuava como coordenador de Saúde Bucal de Cuiabá estaria auxiliando no plano de imunização contra a Covid-19, o que reforçou a necessidade de afastamento judicial do cargo e proibição de acesso à Secretaria de Saúde do município.

As investigações, que tiveram início em dezembro do ano passado, seguem para apurar se há outras vítimas, assim como analisar o material apreendido.

Os suspeitos responderão pelos crimes de associação criminosa e concussão (Artigo 316 do CP), que caracteriza a conduta de funcionário público quando exige vantagem indevida para si ou para terceiros, direta ou indiretamente, ainda que fora da função, porém, em razão de tal função.
 
 Imprimir