Imprimir

Imprimir Notícia

11/05/2021 às 13:32 | Atualizada: 11/05/2021 às 16:50

Vacinação da AstraZeneca em grávidas está suspensa em Mato Grosso

Paulo Henrique Fanaia

Após recomendação da Anvisa, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) informou que já orientou que todos os municípios do estado suspendam a aplicação da vacina AstraZeneca em gestantes.

A SES agora aguarda nota técnica do Plano Nacional de Imunização (PNI) e do Ministério da Saúde que deve ser enviada aos estados com outras recomendações e medidas que deverão ser adotadas com a alteração na vacinação. 
 
A orientação tem por base a nota técnica expedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta segunda-feira (10), a qual recomenda a suspensão imediata da vacina contra covid em gestantes.
 
A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), no Ministério da Saúde e tem como base o monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas em uso.
 
A vacina vinha sendo usada em gestantes com comorbidades. Agora, as grávidas só poderão receber as vacinas da CoronaVac e da Pfizer.
 
 Imprimir