Imprimir

Imprimir Notícia

15/05/2021 às 18:40 | Atualizada: 15/05/2021 às 19:06

Em Brasília, produtores de MT criticam interferência dos Poderes e Bolsonaro reconhece o agro - veja

Camilla Zeni

Milhares de produtores rurais e apoiadores do presidente da República, Jair Bolsonaro, se reuníram na tarde deste sábado (15) em Brasília (DF) para uma manifestação de apoio ao gestor. O encontro foi organizado pelo Movimento Brasil Verde e Amarelo e contou com a participação maciça de mato-grossenses. Bolsonaro discursou para a plateia. 

O presidente da Aprosoja estadual, Fernando Cadore, foi um dos que participou da caravana. Agricultor, Cadore garantiu que os produtores rurais não foram a Brasília obrigados ou para reivindicar pautas do setor, mas por entender a importância da causa e por lutarem por um Brasil melhor. 

"É uma pauta democrática pelo país. Os produtores entendem que a população precisa dizer que chega da interferência dos poderes. Que tem que ter governabilidade no país para enfrentar a pandemia e fazer as políticas públicas necessárias. Não é hora de guerra política, é hora de união. É hora dos Poderes se respeitarem para que o Executivo possa trabalhar, para que o Judiciário possa trabalhar, o Legislativo... Cada um respeitando sua função", disse, durante o evento. 

Leia também - Imagens | Saídos de MT, apoiadores de Bolsonaro se concentram em manifestação; Galvan agradece

Cadore ainda destacou que a Aprosoja apoiou a manifestação, considerando ser esse o desejo dos seus associados. Por fim, parabenizou a quem participou do evento e afirmou que "acabou a alienação".

"Um ato democrático desse é bonito e ostra que a população está de olho o que está acontecendo no país. Acabou a alienação. Todos sabem, através dos meios de comunicação e mídias sociais, o que acontece de fato. Então, a verdade sempre aparece. Sejam francos com a população brasileira e respeitem o povo do nosso país", comentou. 

Na Esplanada dos Ministérios, o grupo de apoiadores foi recebido pelo presidente do alto de um carro de som. Bolsonaro também havia, antes, andado a cavalo com ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, da Agricultura Familiar, Tereza Cristina, e do Turismo, Gilson Machado. 

Já em seu discurso, o presidente reconheceu que foi eleito, em parte, graças ao apoio dos produtores rurais. Ainda, comentou que não tem sido fácil receber críticas a cada minuto, mas avaliou: "O que esses caras não entendem é que eu sou imbroxável", sendo, em seguida, ovacionado pelos seguidores que gritavam "mito, mito!". 

Bolsonaro aproveitou o discurso para alfinetar os governadores que recomendaram à população ficar em casa para evitar a proliferação da covid-19 e avaliou que o Brasil apenas não parou graças aos trabalhadores rurais e aos caminhoneiros. 

"Os empregos informais, quase 40 milhões, quem destruiu foram alguns governador e prefeitos com a sua política, sem qualquer comprovação científica, do 'fique em casa e a economia a gente vê depois", comentou no discurso. 

"O agro, além de alimentar 200 milhões de brasileiros, alimenta mais de 1 bilhão de seres pelo mundo todo. O nosso agro irá muito mais longe, porque por parte do governo ele encontrou um ambiente saudável", emendou, tecendo críticas sutis aos jornais Folha de SP e Rede Globo. 

Abaixo, confira trecho do discurso de Bolsonaro:

Assista, também, o discurso do presidente da Aprosoja, Fernando Cadore:


 
 Imprimir