Imprimir

Imprimir Notícia

23/05/2021 às 17:20

GMVG conquista público infantil nas redes sociais com projeto 'Arte de Proteger'

Paulo Henrique Fanaia

A Guarda Municipal de Várzea Grande vem fazendo sucesso com o público infantil nas redes sociais. O projeto “Arte de Proteger” trabalha de forma lúdica, utilizando teatro de fantoches, para tratar de temas complexos e que não são de fácil acesso às crianças que estudam nas séries iniciais do ensino fundamental.
 
O embrião do projeto surgiu em 2005 quando algumas escolas do bairro do Cristo Rei pediram à Guarda Municipal que dessem palestras sobre educação no trânsito. A ideia de utilizar teatro de fantoches foi dos agentes de segurança.
 
Desde então, o teatrinho de fantoches ganhou força e hoje conta com bonecos produzidos pela própria corporação ou comprados por eles, um cenário bem trabalho, números musicais, um elenco de personagens de encher os olhos como a Deinha, Bruxa Meleca, Tia Lucinha e uma equipe que se dedica de maneira integral.
 
Os temas tratados são diversos, educação no trânsito, abuso sexual infantil, meio ambiente, lei Maria da Penha, combate à dengue, auto estima e agora, mais do que nunca, a prevenção contra à covid-19.
 
O projeto tem a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, que em conjunto com a Guarda, leva o teatro de fantoches para as escolas de ensino fundamental.
 
Mesmo com a pandemia e com as escolas fechadas para evitar o contágio da coronavírus, o projeto não parou. Para levar o conteúdo até as crianças foi criado um canal no Youtube onde já foram disponibilizados um total de 16 vídeos, que também podem ser assistidos por meio da plataforma Instagram.
 
Em conversa com o Leiagora, a agente de segurança Fraulen Eliza contou como é participar do projeto.
 
Fraulen é pedagoga de formação e participa do “Arte de Proteger” desde 2012. Ela nos conta que em virtude da sua formação, ela se sente em casa ensinando e brincando com as crianças. De acordo com ela, as crianças conseguem absorver assuntos tão pesados quando eles são tratados de forma a desenvolver sua imaginação.
 
O retorno das crianças nas apresentações escolares é sempre positivo. Elas ficam atentas a todas as dicas dos bonecos e também levam isso para casa, onde por muitas vezes ajudam na conscientização dos próprios pais quanto aos cuidados com o meio ambiente, atenção no trânsito e prevenção à covid.
 
Embora o projeto não esteja visitando as escolas, os vídeos na internet ajudaram a aumentar o alcance do público. Vídeos esses que são gravados pelos próprios agentes de segurança que acabam dividindo a função de atores, músicos, cinegrafistas e produtores.
 
“No início da pandemia nós mesmas gravávamos, era um malabarismo. Depois surgiram pessoas, colegas dispostas a colaborar com nosso trabalho. Fazemos o possível para que a magia do teatro chegue às crianças,”, diz Fraulen.
 
A Guarda Municipal conta que o projeto vem crescendo a cada dia e que espera voltar logo com as visitas escolares para ajudar a conscientização das crianças que são o futuro da sociedade.
 
 Imprimir