Imprimir

Imprimir Notícia

26/05/2021 às 16:11

Após classificação de risco, órgãos suspendem atividades presenciais

Leiagora

A partir desta quarta-feira (26), o funcionamento da Procuradoria-Geral de Justiça e das Promotorias ocorrerá de forma remota, assim como nos municípios que são sedes de unidades da Justiça do Trabalho.

Isso ocorre porque t
odos os municípios de Mato Grosso, conforme Boletim Informativo da Secretaria de Estado de Saúde atualizado nessa terça-feira (25), apresentam risco alto ou muito alto de contágio pelo novo coronavírus.

Com isso, as unidades do Ministério Público Estadual voltam para a 1ª etapa do Plano de Retomada do Trabalho Presencial (PRTP).

De acordo com o PRTP, somente haverá mudança para a segunda etapa caso a classificação de risco epidemiológico permaneça em “Baixo” ou “Moderado” por duas semanas subsequentes. Quando isso acontecer, será retomado, a partir da terceira semana, o trabalho presencial interno em forma de rodízio e em horário reduzido.

A 3ª etapa determina que, as unidades que se mantiverem na 2ª etapa por duas semanas subsequentes, a partir da terceira semana, (quinta semana subsequente com risco “Baixo” ou “Moderado”), terão as condições de acesso ampliadas aos usuários externos, de forma parcial, mantendo-se o regime de trabalho da etapa anterior.

A 4ª etapa define que as unidades que se mantiverem na 3ª etapa, por pelo menos duas semanas, e estiverem localizadas em municípios cuja classificação de risco epidemiológico seja “Baixo” por duas semanas subsequentes, retomarão, a partir da terceira semana dessa classificação, o trabalho presencial em horário integral, com exceção do grupo de risco, mantendo-se o rodízio, e condições de acesso dos usuários externos ampliadas.

A 5ª etapa institui o retorno completo das atividades presenciais por determinação do procurador-geral de Justiça, com o fim da pandemia.


No que diz respeito às unidades da Justiça do Trabalho, as cidades que foram classificadas com risco de contágio "Muito Alto", ficam proibidas a realização de audiências e perícias presenciais. O atendimento ao público deve ser feito exclusivamente de forma remota nos seguintes municípios: Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra, Barra do Garças, Confresa e Juína.

Nos demais municípios que sediam unidades da Justiça do Trabalho, que estejam com o risco de contágio “Alto”, as audiências e perícias poderão ocorrer de modo presencial em situações específicas, quando não for possível serem realizadas pelos meios tecnológicos disponíveis. Em todo o caso, é necessário que o juiz do trabalho autorize.


Atendimento remoto

Independentemente da fase, o atendimento ao público pode ser realizado a qualquer tempo de forma remota nas unidades da Justiça do Trabalho em Mato Grosso. E ele pode ocorrer por videochamada, telefone, e-mail e até WhatsApp. Os contatos podem ser conferidos no Balcão Virtual do TRT, serviço acessado por meio de banner respectivo no portal do Tribunal.
 
 Imprimir