Cuiabá, domingo, 16/03/2025
11:40:45
Dólar: 5,75
Euro: 6,25
informe o texto

PlayAgora / AgoraPod

09/03/2025 às 08:01 - Duração: 00:45:00

#004 - Frederico Murta - Delegado da GOE-MT

http://
“Comparando com outros estados, nós estamos num cenário bem menos preocupante”. Essa afirmação é do delegado Frederico Murta, que lidera a Gerência de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil de Mato Grosso. Em entrevista ao Agora Pod, ele fez uma comparação do avanço das facções criminosas em outros estados do Brasil com a situação de Mato Grosso.

Murta, que atua como delegado desde 2014 no Estado e já passou por diversas especializadas, incluindo o setor específico de combate ao crime organizado, compartilhou suas perspectivas sobre o crescimento da criminalidade em Mato Grosso e destacou que, apesar do notório avanço das facções, não há nenhum local do estado 'em que a polícia não entre'.

O delegado explicou que a Polícia Civil e as forças de segurança têm monitorado de perto a situação, coletando dados e realizando um acompanhamento contínuo, ao passo que é feito um comparativo com as condições em outras regiões do país. “Precisamos ter atenção e continuar o trabalho que vem sendo feito, mas em um comparativo com outros estados, ainda é uma situação bem dentro da normalidade".

O delegado fez um paralelo com estados como Rio de Janeiro e Bahia, que enfrentam problemas crônicos de domínio territorial por parte das facções. 


"A facção toma conta do espaço e passa a exercer o controle total e absoluto daquele espaço. Não entra serviço público, não entra nada. Eles controlam a entrada e saída, colocam barricadas, colocam objetos que impedem a passagem...", explicou.

“Isso acontece no Rio de Janeiro, todo mundo já conhece e é um fenômeno que está acontecendo num volume muito acelerado no estado da Bahia também", completou. 

A entrevista com o delegado Frederico Murta ainda abordou outras questões importantes sobre a segurança pública em Mato Grosso, como 'mercadinhos' nos presídios, novos investimentos, operações especiais, leis mais duras e o Programa Tolerância Zero, implantado em novembro de 2024 pelo governador Mauro Mendes (União).
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real
 
Sitevip Internet