Cuiabá, sábado, 27/04/2024
23:56:50
informe o texto

Artigos / Colunas / Itallo Leite

31/10/2023 às 17:51

A Caravana do Araguaia

Em um estado com dimensões grandiosas e desafiadoras, a chave para uma advocacia cada vez mais forte é a presença das entidades que a representam em todos os lugares. E o fato mais recente para reforçar este entendimento é a última edição da Caravana da Caixa, realizada ao longo das últimas duas semanas, na região do Araguaia. No período, visitamos mais de 300 advogados e advogadas, em oito municípios, ocasião em que pudemos conhecer a realidade destes profissionais distantes, em muitos casos, a mais de mil quilômetros de Cuiabá.

A advocacia é uma profissão que desempenha um papel fundamental na administração da justiça e na defesa dos direitos dos cidadãos. No entanto, as necessidades e desafios enfrentados pelos advogados podem variar significativamente de uma região para outra. É por isso que é essencial que a Caixa de Assistência esteja presente em todos os municípios do estado. Através de nossa presença local, podemos ouvir de perto as demandas e preocupações dos advogados que atuam em áreas rurais e afastadas.

Nesta edição da caravana, passamos pelos municípios de Vila Rica, Confresa, Canarana, Querência, Ribeirão Cascalheira, Água Boa, Nova Xavantina e Barra do Garças. Fomos muito bem recebidos pelos presidentes das Subsecções, pelos nossos delegados e pelos advogados, porque uma das nossas metas é mostrar a eles que não há diferença entre os profissionais da capital e do interior.

Foi muito gratificante ver efetivados muitos dos nossos benefícios e vantagens, frutos de um trabalho árduo realizado pela Caixa ao longo dos anos. Foram muitos livros adquiridos pelos profissionais da nossa Livraria do Advogado, dúvidas tiradas em relação ao nosso plano de saúde, bem como o OABPrev, nossa previdência privada. E isso só foi possível porque a caravana esteve presente nestas localidades.

Não posso deixar de citar, com muita alegria, ter tido a oportunidade de ver muitos jovens advogados, iniciando suas trajetórias, usando o token de certificação digital que, de forma gratuita, a Caixa oferece a todos os profissionais que começam na profissão.

Com esta viagem, em que rodamos mais de 4 mil quilômetros, finalizamos as caravanas previstas para 2023 com um saldo extremamente positivo. Estivemos presentes em todas as regiões de Mato Grosso e nos colocando à disposição dos advogados e advogadas mato-grossenses.

Ao final de mais esta edição da caravana, a sensação é a de que cumprimos nosso dever, de que demonstramos, por meio de ações, que a vida do advogado é a principal causa da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso. E, além disso, de que uma advocacia forte e unida representa uma sociedade melhor.

Itallo Leite

Itallo Leite
* é presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT)
ver artigos
 
Sitevip Internet