Cuiabá, sábado, 27/04/2024
11:07:41
informe o texto

Artigos / Colunas / ​Lélia Brun

17/11/2023 às 16:54

A força do empreendedorismo feminino

O dia 19 de novembro foi oficializado pela ONU como o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. Uma data importante para evidenciar e valorizar as mulheres como protagonistas no ambiente empresarial, mas é importante lembrar que o protagonismo feminino deve ser reforçado e valorizado todos os dias. No Brasil, existem mais de 10 milhões de mulheres empreendedoras, o que representa 34% do universo de donas de negócios. São mulheres que decidiram fazer a diferença e impactar todo um ecossistema.
 
Diversos desafios cercam o ato de empreender e quando se trata do empreendedorismo feminino, os desafios se tornam ainda maiores. Discriminação de gênero, dificuldade de acesso a crédito, desigualdade salarial, dupla e até tripla jornada de trabalho são alguns dos desafios enfrentados diariamente pelas mulheres desse país.
 
Em Mato Grosso, cerca de 164 mil mulheres empreendem e são donas de negócios, o que corresponde a 28% do total dos empreendimentos do estado. Um número ainda baixo quando comparado ao número de mulheres, mais de 1,8 milhões, segundo dados do IBGE. E como é possível promover a transformação, inclusão e gerar mais oportunidades às mulheres de Mato Grosso?
 
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) trabalha incansavelmente para transformar o empreendedorismo feminino do estado por meio de ações desenvolvidas e pensadas para incentivar e valorizar mulheres que empreendem ou possuem a vontade de empreender. Apenas em 2023, mais de 45 mil mulheres já foram atendidas pela instituição em Mato Grosso.
 
Além disso, o programa ‘Sebrae Delas’ (Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso) lançado em 12 cidades mato-grossenses, já impactou mais de 2 mil mulheres em todas as regiões do Estado. 

O programa é formado por três pilares: o eu, o meu e o nós. O ‘EU’ envolve o que a mulher precisa desenvolver em sua vida, carreira, família, saúde e outras áreas pessoais. O ‘MEU’ envolve empresas e ideias de negócios com conteúdos e soluções alinhados à abertura da empresa, ao fortalecimento ou crescimento empresarial. Já o ‘NÓS’ é sobre conectar mulheres empreendedoras a fim de construir e fortalecer uma rede de empreendedorismo feminino.
 
Muito além da transmissão de conhecimento e capacitação durante os encontros, o Sebrae/MT valoriza as conexões. As histórias inspiradoras compartilhadas revelam desafios e superações em comum, destacando mulheres que enfrentaram batalhas significativas para alcançar suas atuais posições. Esse diálogo, centrado na escuta e na troca de experiências, desempenha um papel fundamental na construção e consolidação de uma sólida rede de apoio.
 
O Sebrae promove o ‘Prêmio Sebrae Mulher de Negócios’, com foco em valorizar as empreendedoras do país, e neste ano foram 57 histórias inscritas no Estado, e uma mato-grossense, vencedora da etapa estadual, concorreu e venceu a etapa Centro Oeste e se classificou como finalista nacional. Uma conquista gigante para Mato Grosso e que mostra o potencial do empreendedorismo feminino. 

Ivonete Guarino, de 36 anos, criou a startup ‘Vô Contigo’, que surgiu da dificuldade de encontrar um transporte humanizado e acessível para os pais idosos, neste momento, ela identificou uma dor e uma carência neste segmento no mercado.
 
Ao notar que era uma grande oportunidade e em busca de solucionar o problema, a empresária cuiabana criou a startup que atende as necessidades de mobilidade de pessoas acima de 60 anos e a empresa faz muito sucesso. Assim como Ivonete, temos milhares de outras mulheres com capacidades enormes de promover transformações.
 
O Sebrae/MT continuará dedicando esforços para empoderar as mulheres, incentivando-as a serem protagonistas de seus negócios. Além de abordar os desafios enfrentados por mulheres empreendedoras, é crucial promover ativamente o desenvolvimento, a participação e a liderança feminina em todas as esferas. 

A conexão entre mulheres, negócios e propósitos é essencial para construir uma sólida rede de Empreendedorismo Feminino capaz de transformar e impactar positivamente vidas. 

​Lélia Brun

​Lélia Brun
* é diretora regional do Senai MT e superintendente do Sesi MT
ver artigos
 
Sitevip Internet