Cuiabá, domingo, 25/02/2024
12:04:50
informe o texto

Artigos / Colunas / ​Dr. João Lombardi

07/12/2023 às 09:48

A importância do suor no corpo humano

O corpo humano, assim como muitas máquinas, produz calor quando está fazendo esforço. Porém, o corpo humano não consegue aproveitar o calor como fonte de energia, sendo esta obtida pelos alimentos. Por isso, é necessário que esse calor produzido pelo funcionamento do corpo humano seja eliminado, e a melhor forma de eliminação de calor durante o esforço é através da evaporação do suor produzido!

Portanto, para que a temperatura interna do corpo não chegue a níveis tão altos, o mecanismo de suor é o nosso grande protetor e é ele que mantém em níveis estáveis para que o esforço seja mantido por todo tempo de treino e competição, sem correr perigos que podem causar desde malestar a inclusive morte em casos muito extremos.

Sim, suar significa que você fez um esforço considerável, mas muitas variáveis influenciam no suor, como temperatura ambiente no momento, umidade relativa do ar, estado de hidratação, idade da pessoa, genética, estado no ciclo menstrual, presença de algumas doenças, entre muitos outros.

Assim, cada pessoa vai ter uma produção de suor específica e de acordo com a modalidade que treina. Isso deve ser quantificado visto que a hidratação é um fator importante não só para a saúde, mas também,com certeza, para performance. É importante também lembrar que eletrólitos e íons são eliminados juntamente com o suor, principalmente o sódio, também sendo importante quando possível dosar essa perda de sódio individual por meio de testes hoje já disponíveis.

Algumas medidas como pesar antes e depois de uma sessão de treino ajuda a ter uma noção da produção de suor daquela sessão de treino, somado a quantidade de líquido que foi ingerida. Idealmente, a eliminação de urina deveria ser descontada, mas devido a dificuldades técnicas,é pouco realizada. Atletas de alto rendimento e elite com acesso a exame de urina conseguem ter pela análise do exame o estado de hidratação, mas é inviável a nível populacional.

É sempre importante consultar um profissional de saúde especialista na área esportiva para fazer esses ajustes e dosagens. O suor nada mais é do que um mecanismo extremamente refinado do nosso corpo para controle de temperatura!

​Dr. João Lombardi

​Dr. João Lombardi
* é médico do exercício e do esporte pela Unifesp, Pós em fisiologia do exercício e metabolismo pela USP de Ribeirão Preto, mestrando pela UFMT, médico do Brasil nas Paralimpíadas de Tóquio, médico assistente do Comitê Paralímpico Brasileiro e diretor do Instituto Lombardi, em Cuiabá (MT).
ver artigos
 
Sitevip Internet