Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
19:15:54
informe o texto

Artigos / Colunas / Luana Valentim

23/09/2019 às 15:06

Lamentável Câmara Municipal

Alguns vereadores demonstram total despreparo com comportamentos agressivos e infantis

Foto: Divulgação

Parece que já virou costume as brigas e bate-bocas dentro da Câmara Municipal de Cuiabá. É uma demonstração de total despreparo, pois não é esse tipo de comportamento que os cidadãos esperam de um parlamentar, não foi para isso que ele foi eleito.

O mais lamentável é que vem da própria base do prefeito Emanuel Pinheiro. Não que a oposição seja algo fácil de lidar, mas os parlamentares que estão a favor do chefe do Executivo deveriam ter mais argumentos e não partir para agressão quando são, de certa forma, desafiados.

Com atitudes infantis, chororo sem tamanho, chamando sempre para briga, mostra aos cidadãos que é assim que se resolve os problemas, afinal, ali é uma Casa de Leis, não é ou pelo menos era para ser.

É um bate-boca sem fundamentos, não tem argumentações que faça a população se convencer que a luta é simplesmente por seus direitos, está mesmo parecendo que é cada um por si, isso mesmo, luta por direitos próprios.

Na última sessão houve o caso lamentável do Chico 2000 querendo avançar em Abílio Brunini que filmava sua fala. Não é a primeira vez que o ‘pequenino’ vereador exalta os ânimos na Casa. Quem também gosta de partir para a violência é o Renivaldo Nascimento que por diversas vezes agrediu Abílio.

Observa-se a desordem no caso da CPI do Paletó quando não foi dado voz a sociedade que clama para que esse caso seja logo esclarecido, mas o presidente resolveu simplesmente recorrer. O que será que ele teme? Vai se queimar por nada? 

Pois a verdade pode demorar, mas aparece e ficará feio para aqueles que tanto tentaram escondê-la. Por falar no presidente, não tem como deixar de falar de seu comportamento infantil, isso mesmo, infantil em ficar ‘burlando’ o regimento interno. 

Não concordar com a oposição é um direito, se eles fogem da pauta também é compreensível o corte da fala, mas quando eles estão agindo corretamente querer impor o direito de presidencialismo e cortar a fala de tal por mero prazer, só porque foge daquilo que acredita e defende, bom, é preciso ressaltar que isso é ditadura e não democracia.

Cada um tem o direito de expor o que pensa e o que acredita, os parlamentares estão ali para realmente debater temas de interesse da população, com coerência é claro. 

Para não dizer que estou puxando o saco da oposição tenho aqui que dar os devidos parabéns ao líder do prefeito, Luís Claudio, que sempre está centrado tentando acalmar os ânimos de seus colegas, não cai em provocações. Essa é a atitude que se espera de uma base. Oposição tem que fazer enfrentamento mesmo, ou não está fazendo seu papel direito. Mas claro, tudo dentro da mais perfeita ordem.

Luana Valentim

Luana Valentim
Luana Valentim é jornalista na área de política, umbandista, mãe e youtuber 
ver artigos
 
Sitevip Internet