Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
00:41:21
informe o texto

Artigos / Colunas / Thiago Calaça Pedroso

12/08/2020 às 16:45

Coxipó do Ouro pronto para ser a nova rota do turismo de MT

Se você ainda não conhece o Distrito do Coxipó do Ouro já está na hora de colocar na sua agenda, como um excelente local com diversas atividades esportivas e atrações históricas para toda a família.

Cravado próximo aos suntuosos paredões da Chapada dos Guimarães – Morro São Jerônimo, o Distrito do Coxipó do Ouro foi palco da primeira missa em Mato Grosso há quase 300 anos. E a promessa do asfalto para acesso a comunidade se arrastou por anos, até retomada desse sonho no Governo Pedro Taques e finalizada há menos de um mês na gestão Mauro Mendes.

Foram anos de expectativa, e de longa espera para que a região fosse finalmente valorizada e reconhecida como um grande polo turístico do nosso Estado. Desde a assinatura da Ata de Fundação da Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, a comunidade do Coxipó do Ouro, cujo rio leva o mesmo nome, já era vista como um rincão, não só pelo ouro, mas pelas belezas naturais e que hoje atrai muitos turistas,   banhistas e esportistas aos finais de semana, que agora com o asfalto tem o acesso facilitado.

A recém-inaugurada rodovia, possui uma ciclovia que já vem sendo muito utilizada por inúmeros praticantes desse esporte. O motocross, o “crossroad” virou um point na região com o acesso desse novo caminho – Rota da Bike. Tem ainda a Cavalgada que tradicionalmente passa pela região todos os anos – Rota do Ouro.

Espera-se que após o período de pandemia, muitas famílias e visitantes nacionais e internacionais possam desfrutar das belas paisagens do local, conhecer a culinária saborosa com galinha e costelinha com Arroz - Rota Gastronômica - a culinária nos restaurantes que servem galinha e costelinha com arroz – Rota da Galina com Arroz e também se refrescar nas águas cristalinas do Rio Coxipó. Entretanto, é muito importante lembrar que o turismo deve ser responsável sem que as pessoas destruam a vegetação e deixem o lixo jogado na rodovia ou na beira do rio.

O recém criado CONSEG – Conselho de Segurança da Comunidade está muito atento, através do Presidente Marco Pedroso, sobre esses cuidados com o Coxipó do Ouro, tanto que foram instaladas câmeras de segurança para monitorar possíveis abusos de pessoas mal intencionadas. 

Na comunidade também foram instaladas lixeiras em diversos pontos para que o lixo coletado seja recolhido de forma adequada. Um fator extremamente importante para a comunidade com o crescimento do turismo na região, será o aumento de emprego e renda para os moradores, sem contar a valorização da cultura e História de Cuiabá, pois o Coxipó do Ouro é um museu a céu aberto, com muitas informações históricas como um dos cemitérios mais antigos do Brasil,  datado em 1718. Outra importante referência são as festas religiosas com mais de 190 anos de tradição e a fábrica de pólvora, além do primeiro povoamento da região central do Brasil.

Então a dica para se refrescar nesse calor de Cuiabá é o Rio Coxipó, logo aqui pertinho no Distrito do Coxipó do Ouro. Sua família vai se apaixonar.

 
 
Sitevip Internet