Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
21:11:01
informe o texto

Artigos / Colunas / Paulo Pedra

31/03/2021 às 12:15

Covardia extrema: Emanuel cria sistema de vacinação 'mata véio'

O prefeito Emanuel Pinheiro vai passar para a história por criar um sistema inédito de vacinação: o “mata véio”.  A característica principal do modelo é submeter o idoso a um complexo, burocratizado e idiotizado sistema de cadastramento para agendar a vacina, deslocamento de pontos distantes para o Centro de Eventos do Pantanal e aglomeração nas filas de espera. 

A centralização em apenas um local de vacinação é um avançado sistema de tortura contra os velhinhos, obrigados a permanecer expostos ao sol, calor e a humilhação de serem barrados quando o sistema de informática não funciona. Em cidades mais desenvolvidas, funciona o sistema drive thru (onde a pessoa é vacinada no carro) ou o atendimento é feito nas regiões onde funcionam unidades de saúde e basta os idosos apresentarem documentos de identificação e cadastramento do SUS.

O sistema “mata véio” não permite nada disso e a obsessão em manter a vacinação em um único local transmite a idéia de uma paranóia cleptomaníaca quanto a um possível desvio dos imunizantes. Não tem outra explicação, já que a Prefeitura dispõe de capilaridade regional de unidades de saúde que permitem um planejamento racional e que  respeite a vida e a saúde dos idosos.

Como tudo fede a politicalha, não é possível medir entre a incompetência absoluta e a maldade deliberada. Exigir que os idosos se desloquem de pontos periféricos para o Centro de Eventos de Pantanal em transporte coletivo, garupa de moto-boys e carona familiar é uma vergonha passível de ser enquadrada como crime por atentado à vida e à segurança, além de ser repugnante e gerar indignação geral. 

Paulo Pedra

Paulo Pedra
Escritor crítico dos assuntos cotidianos de Mato Grosso e Brasil. Com ele é na pedrada!
ver artigos
 
Sitevip Internet