Cuiabá, segunda-feira, 17/06/2024
23:03:43
informe o texto

Artigos / Colunas / Paulinho do Hipismo

21/07/2022 às 19:45

Extremismo X Democracia

E foi dada a largada! Começamos oficialmente mais um período eleitoral em nosso país, até já temos oficialmente candidatos ao cargo de presidente da república, algumas figuras já carimbadas e outras até mesmo fichadas, como é o caso do ex-presidente/presidiário Lula, que terá Geraldo Alckmin como o seu vice. Nessas eleições teremos também o famigerado Ciro Gomes, detentor de uma “simpatia” sem limites. Entretanto, dentre os nomes citados, pergunto a vocês, qual é a novidade? 

Nessa altura do meu texto já deve ter algumas pessoas pensando: “hummm... usou o termo ‘presidiário’ para se referir ao Lula”, mas vamos lá pessoal, tá errado? O Brasil passa por um dos seus piores cenários políticos já vivenciados, e quando digo “cenário político”, não estou me referindo a gestão do presidente Jair Bolsonaro, mas sim, ao cenário de ignorância e extremismo. 

O caso que chocou o país no último dia 09 de julho, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, resultou na morte do guarda municipal e tesoureiro do PT, Marcelo Aloizio de Arruda e deixou o policial penal Jorge José da Rocha Guaranho, em estado grave no hospital. Dado os fatos, te convido a fazer uma reflexão sobre esta tragédia, o que você consegue observar? Qual é a sua leitura? A grande mídia é manipuladora? 

Na minha humilde opinião e já respondendo a uma das indagações acima, fico perplexo com o tamanho da manipulação que é imposto por certos veículos. No atual cenário, tendo como base ainda a tragédia de Foz do Iguaçu, podemos observar que houve excessos de ambos os lados, ambos os envolvidos estavam armados, ambos eram integrantes da segurança pública, e por fim, ambos eram extremistas. Mas somente o “bolsonarista” estava errado? Pela perspectiva da “mídia manipuladora”, a resposta é “Sim”. 

Aos amigos de direita, de esquerda, do centro, do canto ou da diagonal, peço que reflitam sobre este período que se inicia. Vamos reavaliar nossas ações e propagar as principais raízes da democracia e saber dialogar com aqueles que têm idéias contrárias às nossas.  Mas acima de tudo pessoal, temos que nos afastar de qualquer tipo de discurso de ódio, seja do lado que ela vier.

Paulinho do Hipismo

Paulinho do Hipismo
é empresário em Mato Grosso 
ver artigos
 
Sitevip Internet