Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
07:16:30
informe o texto

Artigos / Colunas / Marcelo Leite

30/03/2023 às 10:12

A importância da holding familiar frente ao aumento do ITCMD

O ITCMD é imposto cobrado em cima das heranças familiares e das doações a determinação que garante que o valor da alíquota não passará de 8% é relativamente antiga, vem de diretrizes criadas no ano 1992 e por isso existem muitas propostas de reformulação para aumentar esse imposto. A justificativa para essa ação está no fato de que a situação financeira do país mudou e, por isso é preciso arrecadar mais dinheiro. Isso porque o teto para todos os estados está prestes a aumentar, o que é uma ideia discutida há tempos no senado federal, existem propostas nesse sentido que sugere a alíquota máxima de 16% e outros que dizem que o adequado é o pagamento ser feito semelhante ao imposto de renda, o que faria o ITCMD chegar a até 27,5%.

A mudança de critérios (na base de cálculo e na alíquota aplicável) fazem com que haja também uma subida no valor total gasto com inventario. O custo, dessa maneira assumira uma maior porcentagem do valor total do imóvel, consequentemente diminuirá o valor da herança.

Uma das formas mais eficientes e menos custosas de fazer isso é com a implementação do projeto da Holding Familiar, fazer uma holding não é vantajoso somente antes do aumento do ITCMD como é qualquer momento da vida.

A Redução dos custos do imposto corresponde a somente um dos benefícios que essa prática proporciona, é possível considerar que a Holding Familiar também é uma ótima forma de planejar a sucessão de bens, se proteger de terceiros e gerir bem os bens familiares. Para aproveitar completamente e efetivamente todos os benefícios da holding, inclusive a fuga do ITCMD, é crucial que esse processo seja forte de maneira correta e isso é possível tendo um bom profissional ao seu lado.

Marcelo Leite

Marcelo Leite
Marcelo Leite 
Especialista em Holding Patrimonial Familiar.
ver artigos
 
Sitevip Internet