Cuiabá, domingo, 05/05/2024
02:01:47
informe o texto

Notícias / Literatura

08/02/2021 às 14:15

Websérie sobre a vida de Lenine Póvoas celebra centenário do autor cuiabano

O primeiro episódio foi gravado com a Elizabeth Madureira, ex-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT)

Maria Clara Cabral

Websérie sobre a vida de Lenine Póvoas celebra centenário do autor cuiabano

Foto: Divulgação

A vida do cuiabano Lenine Campos Póvoas será tema de uma web série de entrevistas com sete personalidades ligadas à cultura e história de Cuiabá e Mato Grosso, conduzidas pelo professor e historiador Suelme Fernandes e produzidas nos espaços do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT).

O primeiro episódio gravado teve como protagonista a Profª Drª Elizabeth Madureira, que conviveu com Lenine tanto no Instituto, como na Academia Mato-grossense de Letras, e narrou suas lembranças. Após as gravações, que estão em curso, estarão disponíveis em um canal do Youtube criado para o projeto.

A web-série é parte do projeto 'Conversando com Lenine: 100 anos', proposto pelo IHGMT contemplado pela Lei Aldir Blanc do município de Cuiabá, em celebração ao centenário de nascimento de Lenine Póvoas.

O cuiabano homenageado, que foi presidente da instituição, é dono de um legado nas áreas das Letras, Memória e Economia, Administração, História e Geografia, com uma extensa obra publicada em livros, livretos, separatas, artigos nas revistas do Instituto e em jornais.


Além de democratizar o acesso à informação de livros raros e pesquisas históricas, lembrar quem foi Lenine de Campos Póvoas, tornar a sua biografia conhecida para estudantes, pesquisadores, comunidade em geral.

A ideia é, por meio de diálogos com pesquisadores, divulgar as obras do autor por meio da internet, em plataformas de vídeo, incentivando a prática da leitura. Assim, o objetivo do IHGMT é colocar em destaque intelectuais cuiabanos de outrora.

Para Suelme, o projeto resulta de "é um esforço importante em defesa do patrimônio histórico imaterial, documentar para não deixar a memória se perder com o tempo".


A ex-presidente do IHGMT, Profª Drª Neila Barreto, ressaltou a importância da aprovação da Lei Aldir Blanc Cuiabá para viabilizar projetos como este. Para ela, o município é o grande beneficiado.

"Junto com a sociedade, todos poderão usufruir de toda pesquisa histórica deste grande cuiabano, Lenine Póvoas, por meio do audiovisual, aproximando o Instituto das pessoas", disse a pesquisadora.

Também fazer parte do centenário de Lenine Póvoas a publicação de uma revista do Instituto e um calendário de comemorações alusivas ao autor.

Com informações da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Carlos Renato Pina dos Santos 08/02/2021 às 00:00

    Parabéns pela iniciativa!!

 
Sitevip Internet