Cuiabá, segunda-feira, 06/05/2024
02:09:49
informe o texto

Notícias / Artes

26/03/2021 às 13:12

Jovens artistas têm mais um dia para se inscreverem em residência artística online

Voltada a estudantes da rede pública de Mato Grosso, a residência oferece orientação gratuita nos campos das artes visuais e literatura

Entretê

Jovens artistas têm mais um dia para se inscreverem em residência artística online

Obra de Wenni Justo, participante do Ciclo de Residência

Foto: Divulgação

Do caderno usado até tinta natural caseira, multiplicaram-se as possibilidades de criação para os jovens inscritos na Residência Artística CasaCorpo na Escola, ao longo das últimas semanas. O projeto, voltado a pretensos artistas iniciantes, chega ao seu último ciclo e encerra as inscrições nesta sexta-feira (26).

Voltada para estudantes do ensino médio da rede pública de educação de Mato Grosso, mas aberta a todo o público, a residência oferece orientação gratuita a alunos interessados em desenvolver suas percepções e habilidades nos campos das artes visuais e literatura.

Para esta etapa, os encontros serão realizados virtualmente por meio da plataforma Zoom, entre 29 de março a 16 de abril. Vale destacar que o projeto foi contemplado pelo Edital N° 05/2020 - MT Nascentes, da Lei Aldir Blanc, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, de Mato Grosso (SECEL-MT).

O objetivo é incentivar o desenvolvimento dos jovens no meio artístico por meio de vivências imersivas e tutoria sobre processos criativos. Para isso, o programa conta com a orientação dos artistas Carla Renck e Pedro Duarte, assim como, com a tutora especialista em processos criativos, a educadora Imara Quadros.



De acordo com Carla a residência auxilia, principalmente, no desenvolvimento de iniciantes, priorizando a utilização de materiais alternativos. "Trabalhamos o fazer livre do artista com materiais disponíveis em casa e, assim, conseguimos criar um espaço, apelidado ateliê livre online, de ponte e apoio para as mais diversas trocas."

Para Pedro Duarte, os encontros online promovem a reflexão e prática acerca da criação artística. “Tudo isso pautado pelo conceito de vitrine, ou seja, a partir de obras que documentam os processos criativos e as criações antes da exposição final”, afirma.

Imara, por sua vez, avalia que o grupo pode ser considerado como “uma comunidade aprendente”, assim denominaria o estudioso Paulo Freire. Em sua opinião, esta é uma oportunidade de desvelar junto, trocas e partilhas de percepções, ideias, pensamentos, ressignificações, compreensões e ações artísticas-criativas.

“Um desejo de criar, de exercitar a escuta sensível e a atenção para encontrar algo que dispare seu processo criador, foi o conteúdo na/da bagagem de cada qual. Esta foi a Residência CasaCorpo online”, afirma.

As inscrições podem ser feitas por meio do formulário disponível neste link.


Livro de artista, obra de Vitória Tami, participante do I Ciclo de Residência Artística

Exposição

As vivências experimentadas ao longo do primeiro ciclo resultaram em uma exposição online. As obras, desenvolvidas a partir da ressignificação de materiais caseiros, estão à mostra no site da CasaCorpo.

Carla lembra que, como ocorrido anteriormente, esta última etapa também resultará em exposição, a ser realizada em abril. “As peças finalizadas retratam as singularidades e as possibilidades do que cada um desenvolveu durante o fazer artístico.”

CasaCorpo

O grupo CasaCorpo nasceu em 2019, realizando em 2020 sua primeira proposta de metodologia de Residência de Arte Contemporânea Híbrida, no Ateliê Livre do Museu de Arte e Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso (MACP/UFMT).

A ação, orientada por Ruth Albernaz, contou com Carla Renck, Livia Bertges, Pedro Duarte e Reinaldo Mota. Por meio de rodas de conversa e oficinas abertas ao público, a ocupação ocorreu de janeiro a outubro de 2020, sendo virtualizada a partir de março.

Mais informações sobre o grupo podem ser encontradas no site e nas redes sociais: instagram.com/casacorpoartes e www.casacorpoartes.com.br. Quaisquer dúvidas podem ser enviadas pelo Whatsapp.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet