Cuiabá, quinta-feira, 16/05/2024
05:19:08
informe o texto

Notícias / Artes visuais

01/09/2021 às 13:28

Vote: Ruth Albernaz segue para segunda etapa do Prêmio PIPA On-line

A artista visual é única representante de Mato Grosso dentre os 23 concorrentes

Priscila Mendes

Vote: Ruth Albernaz segue para segunda etapa do Prêmio PIPA On-line

Cena do vídeo de divulgação da artista

Foto: Reprodução

A artista visual Ruth Albernaz, única representante de Mato Grosso no Prêmio PIPA On-line 2021, passou para a segunda fase e conta, novamente, com os votos de todos (vote aqui!).

Nesta etapa, que segue até o sábado (4), vencerão a competição dois dos 23 artistas que concorrem neste momento. Os selecionados, que estavam entre os 59 artistas da primeira fase, disputam premiação de R$ 5 mil, destinados a quem obtiver o maior número de votos. Até a publicação desta matéria, Ruth estava com 572.

Leia também - VOTE: Ruth Albernaz representa Mato Grosso no Prêmio PIPA On-line

O Prêmio PIPA é um dos mais importantes prêmios de artes visuais do país, organizado pelo Instituto PIPA desde 2010. Já passaram por ele os artistas mato-grossenses Gervane de Paula, Babu 78 e Benedito Nunes.

É a primeira edição que seleciona mulheres mato-grossenses. Na primeira etapa, concorria também a alto-araguaiense Lorena Ferreira, mas que mudou-se para a Espanha este ano. Ruth é, portanto, a única competidora que nasceu e ainda mora em Mato Grosso. Nesta edição, não há representação masculina do Estado.

Como votar
Nesta fase, vota-se em apenas um artista. Ao acessar este link, é necessário informar um e-mail, para o qual é encaminhado um código a ser inserido. Após, responder uma pergunta de ‘você é humano’ e confirmar o voto.

O PIPA On-line
É a categoria do prêmio realizada inteiramente na internet e a única na qual todos os artistas da edição vigente podem participar. Assim como nas edições anteriores, o PIPA On-line acontece em dois turnos e concorrem à segunda etapa todos os artistas que conquistaram 500 votos ou mais na primeira. Ao fim do 1º turno, os votos foram zerados e a contagem recomeçou.

A artista
Ruth Albernaz, chapadense, é artista-bióloga; pós-doutoranda em Ensino na Amazônia; doutora em Biodiversidade e Biotecnologia, 2016; autodidata em arte, com pesquisa e produção artística voltadas para as conexões entre ser humano-natureza, cura/cuidar, saberes ancestrais e conservação da sociobiodiversidade. Ela produz pinturas, objetos, instalações e ilustrações. Atualmente, é uma das curadoras do Salão de Jovem Arte de Mato Grosso. Vive entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães.



"O meu trabalho é voltado para a temática ambiental, uma temática que tem a ver com os saberes ancestrais, com os conhecimentos ligados ao xamanismo, às benzeções e aos trabalhos de cura", comenta a artista plástica, em vídeo de divulgação do prêmio.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Lorena Ferreira 02/09/2021 às 00:00

    Ola equipe da Leia Agora! Sou Lorena Ferreira, artista nascida em Mato Grosso e indicada ao premio Pipa deste ano. Gostaria de pedir a correção da informação que consta que eu me mudei para Espanha em 2008. Na verdade eu me mudei para a Espanha neste ano de 2021 para terminar meus estudos de doutorado, como consta em minha biografia. Desde já agradeço. Atenciosamente

 
Sitevip Internet