Cuiabá, sábado, 27/04/2024
18:14:03
informe o texto

Notícias / Artes

20/03/2024 às 14:05

NA PRAÇA 8 DE ABRIL

Evento reúne apaixonados por desenho neste sábado em Cuiabá

Participação é aberta a todos que gostam de desenhar e qualquer técnica pode ser utilizada

Entretê

Evento reúne apaixonados por desenho neste sábado em Cuiabá

Foto: Divulgação

Criado há cinco anos na Capital, o grupo Urban Sketchers Cuiabá (USK Cuiabá) reúne os integrantes da comunidade no sábado, 23, para mais um encontro municipal. Trata-se do 64º Encontro USK Cuiabá que será realizado na Praça 8 de Abril e entorno (Praça do Choppão) entre 16h e 18h. A participação é aberta a todos que gostam de desenhar e cada um pode usar a técnica da sua preferência como por exemplo lápis preto ou de cor, caneta e giz pastel, entre outras.

Urban Sketchers (USK) é uma comunidade global de pessoas que se dedicam à prática de desenhar paisagens urbanas e situações do cotidiano em viagens ou nas cidades em que vivem. Fundado em 2007, o movimento global já reúne 417 grupos em mais de 70 países, entre eles o Brasil.

Os encontros – quase sempre mensais - reúnem profissionais e estudantes de diversas idades e das mais diversas áreas de atuação profissional, todos eles apaixonados pela arte de desenhar. São artistas, arquitetos, designers, ilustradores, vendedores, advogados, músicos, médicos e psicólogos, entre outras profissões.

A participação no grupo é voluntária, por adesão espontânea, e cada encontro é finalizado com uma ExposiCHÃO, forma rápida e simples que os organizadores usam para apresentar os diversos desenhos produzidos a cada edição.

Presidente e um dos fundadores do grupo em Cuiabá, o arquiteto Carlos Pina explica que não é necessário ser um artista ou saber desenhar com perfeição para fazer parte da comunidade. “Não buscamos a perfeição. O que queremos é incentivar a prática de desenhar de forma fluida e rápida, além de aproximar e promover a convivência de pessoas com gosto pela arte, por viagens e que gostam de retratar os locais em que vivem”, afirma.

1° encontro estadual

Nos dias 6 e 7 de abril, o USK Cuiabá será anfitrião do 1º Encontro Estadual Urban Sketchers Mato Grosso 2024. O encontro, que acontece na Capital, vai receber integrantes dos grupos USK de Cáceres e Sorriso, criados no ano passado. Também está aberto a todos os interessados que podem se inscrever pelo link do evento na Bio do Instagram @uskcuiaba.

No primeiro dia (6 de abril), a programação contempla reuniões no Museu de Arte Sacra de MT pela manhã (9h às 12h) e na Esplanada da Arena Pantanal à tarde (15h às 17h30). Uma terceira sessão “Drink and Draw” encerra a agenda do dia no Sesc Arsenal, a partir das 18h30.

Já no domingo (7 de abril), o grupo se reúne para desenhar na Praça Alencastro e entorno (9h às 11h30) e no Museu da História Natural (15h às 17h).

Exposição

Após o encerramento do encontro no Museu da História Natural, os integrantes da comunidade participam da abertura da exposição “Urban Sketchers Cuiabá – comemorando os 305 anos da cidade”.

As inscrições podem ser feitas até o próximo domingo, dia 24, e cada membro que já tenha participado de encontros anteriores pode contribuir com até 3 desenhos oficiais produzidos e devidamente carimbados em qualquer um dos encontros municipais já realizados na Capital. (Da Assessoria)

Serviço
64º Encontro USK Cuiabá
Quando: 23 de março (sábado),
entre 16h e 18h.
Onde: Praça 8 de Abril, a Praça do Choppão, e entorno

Da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet