Cuiabá, quinta-feira, 16/05/2024
12:11:24
informe o texto

Notícias / Artes visuais

07/10/2021 às 10:58

Campo Verde recebe a 1ª exposição, a Via Sacra Contemporânea

Mostra itinerante exibe 15 telas sobre o caminho de Jesus Cristo até a cruz, pelo olhar de Adir Sodré, Benedito Nunes, Gervane de Paula, Jonas Barros e Regina Pena

Priscila Mendes

Campo Verde recebe a 1ª exposição, a Via Sacra Contemporânea

Foto: Matheus de Luca

A exposição Via Sacra Contemporânea, promovida peloMuseu de Arte Sacra de Mato Grosso (MAS/MT), desembarcou no município de Campo Verde e, até o dia 15 deste mês, estará aberta para visitação gratuita, no Centro Cultural, entre 7h e 17h. Essa é a primeira mostra de artes visuais do município e foi inaugurada na terça-feira (5).

A mostra reúne 15 telas dos
artistas Adir Sodré, Benedito Nunes, Gervane de Paula, Jonas Barros e Regina Pena, sobreo caminho de Jesus Cristo até a cruz, com a releitura e características de cada um, dando um olhar mato-grossense para a história bíblica.

A iniciativa faz parte do projeto 'Via Sacra Contemporânea', que reproduziu pinturas no entorno do Museu de Arte Sacra, dando vida ao muro do complexo arquitetônico Seminário da Conceição, em Cuiabá.

Sobre o projeto


A exposição é apenas a primeira parte do projeto “Via Sacra Contemporânea”, que teve em seu segundo momento a reprodução de 10 das 15 telas no muro de entorno do MASMT.

O designer Augusto Figliaggi foi o responsável por unir de forma harmoniosa as telas que estão reproduzidas no muro de arrimo do entorno do museu e da Igreja N. Sra. do Bom Despacho, já o artista Luzinan Alves de Oliveira foi o responsável pela reprodução da pintura no muro.

Atualmente, a Ação Cultural (Associação dos Produtores Culturais de Mato Grosso) está revitalizando a pintura, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, por meio dos trabalhos do restaurador Rodrigo Leite.


Os artistas e as telas

Um dos momentos mais conhecidos até mesmo pelos não-cristãos, a Via Sacra foi retratada, em 2009, de forma contemporânea pelos cinco artistas mato-grossenses convidados.


Benedito Nunes (in memoriam), na composição, incluiu o cerrado de Mato Grosso; Regina Pena ( in memoriam) imprimiu expressionismo; retratando Jesus de calça jeans e o fazendo atual; Jonas Barros, com foto-contraste, explorou certo mistério nos contornos; Adir Sodré (in memoriam) incluiu retirantes nas telas, inspirado em Portinari; e, por fim, Gervane de Paula, com linhas que trazem o Pantanal mato-grossense à cena.

Serviço
Exposição Via Sacra Contemporânea
Data: até 15 de outubro, das 7h às 17h
Local: Centro Cultural (Rua Rio de Janeiro, 564, Centro)
Município:
Campo Verde
Mais informações: www.museudeartesacra.org.br

Foto do corpo do texto:Matheus de Luca
Com informações da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet