Cuiabá, quarta-feira, 15/05/2024
19:57:48
informe o texto

Notícias / Artes visuais

27/12/2021 às 12:29

Exposição fotográfica aborda temáticas do lixo e gordofobia

Projeto "Sobras" é realizado pelo Coletivo Lute como uma Gorda

Entretê

Exposição fotográfica aborda temáticas do lixo e gordofobia

Foto: Divulgação

O coletivo Lute como uma Gorda, composto pela fotógrafa Ju Queiroz e pela performer ativista gorda Malu Jimenez, lança a exposição virtual "Sobras" na próxima quarta-feira (29). A exposição permanece no site www.juqueiroz.com até o dia 15 de fevereiro de 2022.

Contemplado pelo Edital Movimentar, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o projeto propõe, através da fotografia de resistência, a reflexão acerca de como lidamos com as sobras em sociedade.

"Trazemos para cena o corpo gordo nu feminino e o lixo, ambos invisibilizados, evitados e odiados em sociedade, para levantar a discussão sobre o porquê escondemos, ignoramos e evitamos encarar nossas sobras", comentam.

Neste contexto, lembram que a busca pela magreza como protótipo de saúde, beleza e felicidade, acaba impulsionando mulheres incansavelmente a combater qualquer “sobra” que exista em seu corpo.

Ao invés de descartar, Ju e Malu optam por encarar e se preocupar sobre o impacto disso na vida das pessoas e das mulheres."O impacto do que consideramos sobras e descartamos é dor e destruição ao corpo feminino, e na natureza".

O ensaio-manifesto Sobras busca dar visibilidade à grande quantidade de lixo gerado nos dias de maior movimento em Chapada dos Guimarães, e quão poluídos ficam os pontos turísticos. Para ilustrar esse impacto é apresentado o corpo gordo nu compondo o elemento de força e resistência.

O projeto abraça três causas importantes: ambiental, feminista e antigordofobia, trazendo o olhar de Ju Queiroz e Malu Jimenez enquanto moradoras da cidade, que convivem diretamente com o impacto do turismo como um todo, e trazendo o objeto de estudos e militância da fotógrafa e da performer.

A exposição fotográfica trará o impacto que é combinar numa composição, montanhas de lixo e o corpo gordo. Este que é invisibilizado e estigmatizado compondo com o lixo “invisível”, provocando nos olhares atentos do público uma reflexão sobre o porquê esconder o que sobra, e quais as consequências dessas ações.

A exposição virtual conta com descrição de imagem, em texto alternativo (ALT), para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência visual.

O coletivo Lute como uma Gorda fará uma live, através do perfil no Instagram da fotógrafa (@juqueirozfotografia), com o objetivo de debater sobre os dois temas abordados no Ensaio Manifesto Sobras - gordofobia e lixo.Está marcada para esta terça (28), às 20h, e contará com a presença da equipe do projeto, onde será abordado o tema da gordofobia e a experiência do coletivo ao fotografar no lixão.

Sobre o coletivo

O Coletivo Lute como uma Gorda é formado principalmente por Malu Jimenez @malujimenez_ e Ju Queiroz @juqueirozfotografia. Juntas produzem fotografia de resistência, colocando o corpo gordo e a discussão sobre a gordofobia no foco de suas produções artísticas. Tambémtrazem ao foco denúncias ambientais, sociais e políticas que transpassam a vivência de duas mulheres que querem mudar o mundo.

O coletivo parte dos estudos transdisciplinares das corporalidades gordas no Brasil com a tese de doutorado "Lute como uma Gorda: gordofobia, resistências e ativismos", junto aos estudos da fotografia de corpos dissidentes, desenvolvido por Ju Queiroz. O coletivo Lute como uma Gorda tem participado de festivais, seminários e eventos no Brasil.

Desde 2019, vêm desenvolvendo a ideia de trabalhar com ensaios fotográficos políticos que trouxessem uma proposta de resistência. A ideia é trazer a fotografia como uma ferramenta, instrumento na luta antigordofobia, de representatividade e de posicionamento político: o corpo gordo é revolução! O corpo gordo é político!

A fotografia de resistência, ou como resistência é a arte de fotografar corpos esquecidos, hostilizados e excluídos socialmente. Corpos que nunca aparecem na mídia e ensaios “convencionais”. É uma proposta de subverter a lógica do que se considera “belo”, “normal”, "positivo", "saudável" na concepção atual.

Participam do Projeto Sobras:
Ju Queiroz - Fotografia

Malu Jimenez - Performer

Anne Mathilde de Jorge - Assistente fotografia/Making off

Carolina Argenta - Design Gráfico

Julia Muxfeldt - Artesã

Salomon Morales - Pesquisa/apoio

Evento:
Exposição Virtual do Ensaio Manifesto Sobras no site da fotógrafa @juqueirozfotografia

www.juqueiroz.com

Quando:
De 29 de dezembro a 15 de fevereiro de 2022.

Esse projeto tem o apoio de:
Edital Movimentar / Coletivo lute como uma gorda / Prefeitura de Cuiabá / Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso.

Assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet