Cuiabá, sábado, 04/05/2024
07:04:57
informe o texto

Notícias / Artes

26/01/2022 às 13:58

Ventríloca ministra curso on-line gratuito de contação de histórias

Atividade terá módulo com mágico; objetivo é oferecer ferramentas para professores incentivarem crianças a ler

Priscila Mendes

Ventríloca ministra curso on-line gratuito de contação de histórias

Foto: Reprodução / Instagram

Você também quer aprender a Arte de Contar Histórias? E se um curso on-line for adaptado para contar histórias em tempos digitais? A contadora de histórias Nana @nanaencanta e o mágico Evan @magicoevan vão ministrar um curso com público prioritário da região Noroeste de Mato Grosso, pelo Youtube, entre os próximos dias 1 e 5 de fevereiro. Para participar ativamente da capacitação, é necessário se inscrever neste formulário.

O curso livre on-line “A Arte de Contar Histórias - Contando histórias em tempos digitais” tem o objetivo de capacitar profissionais, a fim de contribuir com a promoção do livro, da leitura e da escrita, e visa também alcançar alunos de Teatro, alunos de Pedagogia e demais interessados.

São cinco módulos a serem veiculados diariamente no Youtube do Instituto Saberes e o aluno poderá acessar as aulas no dia e horário de sua preferência e revisar sempre que necessário. Haverá ainda uma live de encerramento no dia 12 de fevereiro, que contará com dicas de como montar uma programação lúdica na biblioteca.

As técnicas de contação de histórias, de montagem de cenários, de acessórios, manipulação de bonecos e fantoches, construção de instrumentos e apetrechos, criação de brincadeiras, uso de músicas e a dramatização serão ministrados pela Nana, contadora de histórias, escritora, ventríloca e apresentadora de programa infantil. O módulo de mágicas será ministrado pelo professor mágico Evan, adaptando as mágicas ao contexto das histórias.

Para receber a certificação do curso, o aluno deve apresentar um vídeo contando uma história, usando as técnicas ensinadas. Tais vídeos serão disponibilizados para as bibliotecas municipais e para as secretarias municipais de Educação, como ferramentas para professores trabalharem com as crianças.

A capacitação atenderá preferencialmente interessados das cidades de Aripuanã, Brasnorte, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Itanhangá, Juara, Juína, Juruena, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Rondolândia e Tabaporã. Em caso de vagas remanescentes, as inscrições serão abertas para demais interessados.

O projeto, proposto por Lorena Boaventura, foi contemplado pelo edital Movimentar - Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), e tem apoio cultural do Instituto Saberes.

Com informações da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Roserlene Siqueira da Silva 26/01/2022 às 00:00

    Quero aprender a contar história

  • Vilma Milhomem Guimarães Alves 26/01/2022 às 00:00

    Gostaria de fazer o curso

 
Sitevip Internet